terça-feira, agosto 29, 2006

O Youtube, a viralidade e o Tino Marcos despencando.

Vídeos no Youtube já viraram sinônimo da pura viralidade. Viu no Youtube algo inusitado, no segundo momento já se conta na mesa de bar, na sala de aula ou no trabalho. Nessa premissa, o Cafeína, blog da galera da agência Lowe, criou o YouTube Brasil Awards, que é um ranking dos 10 vídeos brazucas mais assistidos no site.

Como era de se esperar, os vídeos mais populares são os que tem algum tipo de desgraça alheia ou aquele apelo de humor, mesmo quando o Ministro da Cultura é o protagonista. Pessoalmente, o que acho mais legal nesses vídeos, é o fato te darem a oportunidade de ver(e rever umas 15 vezes) cenas ou tomadas que você jamais veria em TV ou em qualquer outro lugar, casualmente. Exemplo disso, o tombo cinematográfico que o Tino Marcos, repórter esportivo da Globo, tomou fazendo a cobertura da Copa da Alemanha.

Dá uma olhada e fala se não é maravilhoso:

sexta-feira, agosto 18, 2006

Publicidade - Viral Adidas

Vídeozinho viral lançado pela Adidas a algum tempo atrás, pra divulgar o tênis Adidas 1, no já famoso conceito "Impossible is Nothing". Muito bem feito e assim como o vídeo do Ronaldinho pela Nike, deixa aquela primeira sensação no ar: É fake? Obviamente, isso te faz ver o vídeo mais de uma vez.

Por ser viral, a assinatura da Adidas fica por conta dos detalhes, como os tênis usados pelos jogadores, as camisetas com a logo da marca, o próprio tênis Adidas 1 que aparece rapidamente uma vez, e o número 1 que fecha o filme.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Tecnologia - Internet sem fio gratuita

Coincidência pura: Li hoje mais cedo que o Google está disponibilizando gratuitamente internet wireless à todos os 72.000 habitantes de Mountain View, California(cidade que abriga a sede da empresa). Segundo a fonte, até mesmo os funcionários da rival Microsoft se beneficiarão da inciativa, uma vez que a empresa de Bill Gates tem instalações na cidade.

Horas mais tarde, fui ler no Último Segundo que uma governadora do Distrito Federal lançou um projeto que já está em fase de licitação e que promete os mesmos benefícios que o caso do Google em Mountain View, citado acima. Interessante, oportuno e uma amostra a mais das dimensões atuais da Internet.

Instalações do Google e da Microsoft em Mountain View, California.
(Clique para ampliar)

terça-feira, agosto 15, 2006

Screenshot do dia

Pra que integrar e simplificar se a gente pode segregar e complicar, correto?

Como se já não bastassem as dificuldades naturais de se arrumar um estágio, me deparo agora até com dificuldades de sistema em sites que fazem cadastro dos mesmos. Brincadeira, só pode.

Olhem a mensagem que me aparece, ao tentar fazer um simples cadastro pra vaga de estágio na PREFEITURA DE BELO HORIZONTE usando o Mozilla Firefox como navegador:


Se alguém conseguir explicar o porque de se fazer um formulário de cadastro, que só possa ser lido em um navegador específico, eu vou agradecer bastante.

segunda-feira, agosto 14, 2006

A adoção das novas tecnologias pela terceira idade

Vi essa semana no blog do Caio César, o link pra um vídeo muito bacana que chamou a atenção. Aliás, não só a minha, mas praticamente da comunidade do youtube inteiro. O vídeo em uma semana está com quase 1 milhão de views. Se trata de um senhor, que usando o nickname geriatric1927, está postando vídeos e se tornando famoso e admirado entre muita gente de todas as idades. Tanto pela sua capacidade de enfrentar os obstáculos, que muitas vezes a tecnologia naturalmente impõe aqueles que não estão familiarizados à ela, quanto pelo teor de suas simples filmagens, onde ele expõe seus pontos de vista e discorre sobre seus "old times".

Realmente está dando o que falar, principalemente no próprio Youtube. Muita gente apoiando, elogiando, agradecendo e incentivando o ilustre senhor a continuar postando e compartilhando da sua experiência, enquanto outros, por motivos que eu me recuso a entender, chegam a insultá-lo.

A lição que fica ao se ver fenômenos desse tipo, é de que aqueles que não se preocuparem com esse tipo de público, em qualquer área que seja - sobretudo as ligadas à comunicação e tecnologia -, estão além de muitas coisas, cometendo um erro crasso. Dão um passo atrás e perdem oportunidades imensas de atingir, se relacionar, ter feedbacks positivos e até mesmo vender seus produtos aos "mais experientes".

Afinal, quem não gostaria de ver o próprio avô no Youtube falando dos "old times", xingando a Microsoft pelos paus de um windows qualquer ou comentando sobre a última campanha publicitária da TV?


geriatric1927 - First Try

quinta-feira, agosto 10, 2006

Ciência - "Cientistas podem tornar Homem-Aranha realidade"

Saiu no Omelete hoje:

Cientistas britânicos estão trabalhando em um material hiperaderente que pode tornar real a fantasia de subir pelas paredes. Segundo o jornal The Guardian, a companhia BAE Systems vem estudando há meses o que chama de "velcro molecular". Nada de cola ou pressão - o produto reproduz a adesão natural que, por exemplo, lagartos possuem. Gecko, lagartixa em inglês, é o nome oficial do negócio.

Acabaram de inventar mais um jeito cabuloso de colocar gente fazendo publicidade e marketing de guerrilha no mundo.

terça-feira, agosto 08, 2006

Cotidiano - Café da manhã com bacon, ovos e... propaganda!

Você acorda, olha pela janela. Famoso olho entreaberto, remela e tal. Pra quem gosta de acordar com a programação de alguma estação de rádio, antes mesmo que seus ouvidos começassem a funcionar oficialmente, você já deve ter sido atingido por umas 4 propagandas no intervalo de 2 minutos.

Se você for como eu, aperta o clássico botão Snooze do rádio-relógio e volta pra cama. 10 minutos a mais não mata ninguém e não estraga a sua agenda. De dentes escovados e devidamente trajado, no percurso quarto-cozinha, você vai ser infectado por mais alguns outdoors, caso seja sua, a infelicidade de morar em um apartamento que dê de frente para uma Avenida Do Contorno, Antônio Carlos, Cristiano Machado ou alguma semelhante a estas.

Sentado à mesa, ainda com sono e ainda tentando ativar a coordenação motora ideal, você tem a belíssima idéia de gastar uns minutos a mais pra ter um café da manhã um pouco mais calórico, mas igualmente saboroso, ao meu ver. Ovos, bacon, pão francês e mais o que der vontade. Frigideira a postos, você abre a geladeira e pega dois ovos. Esfrega o olho denovo, porque o que você acha que está vendo, não é o que você queria estar vendo. Sim, seus simplórios - e até então suculentos - ovos estão devidamente demarcados com mensagens publicitárias que são gravadas na casca do ovo com tecnologia a laser. Não interessa se são propagandas de seriados de TV ou de uma marca qualquer como a Nestlé, que já andou adotando a prática. A única coisa notável é que causa espanto. Pra mim, medo.

Sou sim defensor de publicidade alternativa, marketing de guerrilha coisa e tal. Mas a questão que não sai da minha cabeça é; aonde que isso tudo vai parar?!

Daqui a pouco então vão querer arrumar um jeito de fazer publicidade enquanto eu estou dormindo, por algum tipo de onda ou nano-transmissão (ah, claro. Já estão pesquisando e discutindo sobre isso por ae).
O mundo acabando e eu estudando pra ser publicitário...

sexta-feira, agosto 04, 2006

Música - Bebês indo dormir ao som de Metallica, Coldplay e Smashing Pumpkins.

Por indicação do Edie, visitei um site que tinha uma matéria curiosa com o título: "Canções de ninar do Metallica." E dizia:

Quantas noites não dormidas, pais perdem ao tentar acalmar seus recém nascidos filhos? Com o lançamento em 29 de Agosto (nos EUA) de Lullaby Renditions of Metallica", uma solução está a caminho.

É isso mesmo. As músicas que ditam padrões de agressividade, em breve estarão embalando bebês para sonharem ao som de re-interpretações de suas fúrias. Clássicos como "Batery" e "Master of Puppets" com melotron, vibrafone, harpas, sinos e muito mais. As músicas foram rearranjadas e tocadas por Michael Armstrong.

Exatamente. Tiveram a idéia genial de rearranjar músicas de vários artistas, (em sua maioria bandas de rock) e transformá-las em canções de ninar. Pra quem assim como eu, sempre pensou em coisas do tipo; "quando eu tiver filhos, eles vão ter que ao menos conhecer as músicas de verdade da minha época", nada melhor do que iniciá-los à boa música desde o berço. A qualidade dos demos das músicas impressiona.

O site é o Baby Rock Records. Vale muito a pena ouvir os trechos de "Trouble" e "In my Place" do ColdPlay e "One" do Metallica.

Já vou encomendar os exemplares das versões de Pink Floyd, Queens of the Stone Age, Coldplay, The Cure e Smashing Pumpkins pra usar daqui uns 15 anos. O muleque vai crescer saudável.

quinta-feira, agosto 03, 2006

E a capacidade das pessoas só aumenta...

Conheço gente que idolatra a Carla Perez pelos seus dotes artístico-teatrais no tal filme dela, "Cinderela Bahiana".

A partir de hoje eu sou fã da Sheila Mello. Essa sim tem a manha. Nunca ninguém conseguiu ser tão tosco tentando ser "sério". Sem mais delongas, assista quem conseguir: