terça-feira, julho 31, 2007

Publicidade - Absolut Vodka

Muitas vezes falta o pré-requisito básico para campanhas publicitárias: Criatividade.

Não foi esse o caso dessa ação feita para a Absolut Vodka. Criatividade no meio utilizado, na "mensagem" e na execução. É só ver o rosto das pessoas pra notar como ninguém é imune a um outro artifício da publicidade: Curiosidade


Sei de alguém que lê esse blog que não pensaria duas vezes antes de pegar a garrafa hehe..

terça-feira, julho 24, 2007

Publicidade - WWF

Mais uma peça muito boa vinda de ONG. Perdi as contas de quantos anúncios fora do comum eu ví nesses últimos tempos. Greenpeace (questões ambientais gerais), Peta (tratamento ético dos animais), Anistia Internacional (defesa dos direitos humanos) e WWF (defesa do meio ambiente) se revezam entre as mais geniais.

Os temas abordados já são naturalmente polêmicos e isso facilita a vida dos criativos, mas a peça abaixo mostra que estão dando conta do recado MUITO bem. Anúncios sempre simples, diretos e impactantes ao extremo.

quinta-feira, julho 19, 2007

Sonho de Consumo

Cada dia o ser humano tem um sonho de consumo diferente. O meu atualmente é um táxi:

segunda-feira, julho 16, 2007

Documentário - Good Copy Bad Copy


Acabo de ver Good Copy Bad Copy, interessante documentário dinamarquês sobre cultura e direitos autorais.

Entre muitos pontos e contra-pontos, opiniões de defensores do direito livre e também dos direitos autorais convencionais, o destaque fica por conta dos exemplos que permeiam o filme. Mercado cinematográfico nigeriano [o maior do mundo(!)], pirataria na Rússia, indústria fonográfica dos Estados Unidos, Djs e Techno Brega Brasileiro. Vários e bons exemplos.

O interessante foi comparar os discursos das pessoas que abominam a distribuição gratuita de material pela web e das pessoas que o incentivam, inclusive colocando o download como forma de libertar a cultura.

De um lado, todos colocam o Mp3 e seus "arquivos primos" como malignos, verdadeiros destruidores de lares. Uma das entrevistadas diz que em virtude dos downloads gratuitos, "grandes lojas de discos fecharam e empregos foram perdidos, o que é realmente triste". Sim, elas fecharam, mas assim foi em toda a história da humanidade! Não se pode culpar o computador chamando-o de maligno pelos empregos que foram perdidos nas fábricas que produziam máquinas de escrever. Mesma coisa com os K7. Não dá pra ter pena de quem trabalhava em empresas que produziam K7 na época em que foram substituídos pelo CD e DVD. É a evolução natural das coisas, evolução dos modelos de negócio.

Do outro lado da moeda, o pensamento dos entrevistados defensores de novos modelos, se resumiu nas palavras de um senhor de mais de 60 anos que me chamou muito a atenção e falou com propriedade e mais bom-senso do que todas os outros juntos. Petter Jenner produziu e gerenciou nomes importantes da música, entre eles Pink Floyd e The Clash. Na TEORIA, ele DEVERIA apoiar o modelo convencional da indústria da música. No filme, ele diz o seguinte:

Há uma tremenda batalha acontecendo.
Se as empresas fonográficas continuarem presas ao seu antigo modelo de negócios com a tecnologia que temos hoje, isso não funcionará. Isso só vai retardar o desenvolvimento.

Se eles fecharem todas as redes peer-to-peer na Europa, haverá uma na China, ou na Rússia, ou no Cazaquistão. E se você fechar essas, elas irão para as Ilhas do Pacífico. E se você também conseguir fechá-las, elas irão para um barco.

Uma lei global está por vir. Se você tem 600 milhões de pessoas no mundo pagando 50 dólares por ano para acessar e fazer o que quiser com todas as músicas disponíveis, você obtém a receita atual da indústria de discos.

Por que eles não fazem isso? Acho que é porque eles construíram seus negócios de forma a controlar o que chamamos de mercado dos ricos. E eles puseram um muro em volta desse universo. E no resto do mundo, há o que eles chamam de "piratas".

Não adianta! Não dá pra simplesmente tentar inibir, coibir ou vetar as manifestações que surgem na Internet. Quer sejam elas na transferência de arquivos, de palavras, de fotos enfim, de tudo. Um novo modelo de leis autorais tem que ser pensado e discutido. Novas formas de pagamento de direitos aos autores tem que ser propostas. Creative Commons é só o começo.

À quem interessar, o filme está disponível em torrent e legendado em português aqui, no melhor estilo pirata.

Abaixo, o trailer:

quinta-feira, julho 12, 2007

Tecnologia - Coisas que fazem doer o peito

Não. Não ficaram satisfeitos em riscar, chacoalhar, jogar no chão e jogar no concreto o brinquedo.



Pra ficarem satisfeitos, tinham que triturá-lo no liquidificador.

terça-feira, julho 10, 2007

TV - Dexter

Esse post está na gaveta desde Fevereiro, quando a terceira temporada de Lost andava bem morna e eu decidí assistir aos episódios de Dexter, seriado que tinha passado despercebido até então.

Depois de assistir toda a primeira temporada, a sensação que ficou foi aquela de uma grata surpresa. Seriado EXCELENTE e totalmente fora do comum. Com apenas 12 episódios, conseguiu ter uma primeira temporada memorável, criativa e muito, mas muito bem produzida e executada.

O post foi reaberto agora porque Dexter teve sua estréia na Tv brasileira nesse Domingo, pela FOX. Abaixo, o melhor dos trailers de divulgação do seriado:


Resumindo a trama, o seriado é baseado no romance "Darkly Dreaming Dexter", de Jeff Lindsay, que conta a história do ser humano bizarro Dexter Morgan.

Na infância, uma criança órfã e molestada. Adulto, um bem sucedido patologista forense da policia de Miami, especialista na análise de sangue. Se tudo terminasse aí, o seriado seria mais uma cópia de algum dos muitos CSIs espalhados na TV. Mas é exatamente neste ponto que nasce o trunfo dos criadores.

Tudo gira em torno da personalidade única de Dexter. Se na parte do dia, o detetive carismático e de bom comportamento desvenda crimes absurdos apenas fazendo análise sanguínea, à noite ele passa para o time dos Serial Killers. Melhor. Ele se torna um Serial Killer de Serial Killers.

Desde a infância, com a ajuda do pai adotivo, Dexter canalizou seus impulsos homicidas inatos e os usa para caçar e matar brutalmente criminosos que conseguiram escapar das garras da lei. Genial é pouco.


Através de pequenos Flashbacks de sua infância, todo esse processo do nascimento de um serial killer é mostrado em detalhes. Em um primeiro momento a sensação de distúrbio de personalidade é absurda. Com o passar dos episódios, a vedete do seriado é justamente notar como o cara convive tranquilamente com estas duas rotinas totalmente opostas, dois estilos de vida díspares e com os conflitos inatos de sua vida noturna e sua vida diurna.

Quando tudo já parece bem interessante, colocam na trama um "admirador" do protagonista. Algum desconhecido que, também na posição de serial killer, começa a brincar com Dexter a respeito deste seu lado obscuro. Alguém que, diferente de todos os outros, conhece esse seu "outro lado". Ponto pra trama, que não perde o foco em nenhum momento até o final da temporada, dando respostas rápidas às questões levantadas enquanto explica melhor o funcionamento da mente sombria de Dexter Morgan.

Os destaques ficam para o excelente elenco, a atuação impecável de Michael C. Hall como Dexter, que inclusive valeu indicação ao Globo de Ouro de melhor ator, para a fotografia maravilhosa utilizada (a abertura do seriado é uma obra-prima por si só) e para a trilha sonora, que deixa o seriado exatamente com o clima leve que deveria ficar, já que o tema é pesado e tem algumas cenas fortes.

Ficha Técnica:

ELENCO

Michael C. Hall (Dexter Morgan), Jeniffer Carpenter (Debra Morgan), Laure Velez (Tenente Laguerta), Eric King (Sargento Doakes), David Zayas (Angel Batista), Julie Benz (Rita Bennett) e James Remar (Harry Morgan)

CRIADOR
Jeff Lindsay.

PRODUTORES
Sara Colleton, John Goldwyn, Drew Z. Greenberg, James Manos Jr.

ESTRÉIA
EUA: 01/10/2006
BRASIL: 08/07/2007

STATUS
Série aprovada, 1a temporada já exibida nos EUA. 2ª Temporada sendo gravada.

HORÁRIOS
Showtime EUA: domingo (22h00)

Fox Brasil: domingo (21h00)

  • Para mais informações, vale visitar o Site do seriado, que é muito bem feito por sinal.
  • Vale também a visita ao site promocional do lançamento do seriado no Reino Unido. Muito bem feita a ação em que me colocam, Filipe Reis, como possível vítima do assassino do caminhão de gelo, coadjuvante da série.

quarta-feira, julho 04, 2007

Ei, estagiário! Você se ferrou mais uma vez!

Se você é estudante e está em busca de um estágio, entrar no mercado e tudo mais, fique atento para as ótimas vagas que encaminho a seguir, vindas diretamente do banco de estágios da Puc Minas:

Opção 1

Para a opção 1, você tem que ser bastante qualificado, afinal eles pagam MUITO BEM.

Valor da bolsa: R$650,00
Horas Semanais: 40

Como pré-requisitos, pegue a caneta e comece anotar as exigências. A lista é singela:
  • Expert em Design Gráfico.
  • Dominar Flash, DreamWeaver e outras ferramentas BÁSICAS de Internet.
  • Saber Inglês, Espanhol e/ou Italiano.
  • Desenvolver peças de Comunicação Visual. (Claro, eles especificam quais são: cartazes, folders, banners, quadros de avisos, placas de sinalização, tótens, outdoors etc.)
  • Web Designer.
  • Redator.
  • Promoter.
  • Dar suporte no relacionamento com todas as áreas da empresa(!) . [Estagiário agora tem que ser gerente e chefe de setor. Mas enfim, pra quem já faz todas as atividades supra citadas, isto é até tranqüilo.]
(A prova)

Opção 2

Valor da bolsa: R$308,00
Horas Semanais: 40

Já para esse outro estágio, você receberá menos. Mas ao que parece, ele é bem mais tranqüilo, diga-se de passagem. Lá, entre as tarefas, você precisará saber apenas...

... enviar Spams!!!


Vamos à definição de Spam pela Wikipédia: "Spam é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Geralmente os spams têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes."


Ah claro, já ia me esquecendo! Pra quem não sabe, a definição de Estágio no dicionário é, pasmem, APRENDIZADO.

Aprender desse jeito? Não, obrigado. Vou ali ler o Vida de Estagiário, onde a vida de estagiário pelo menos é engraçada.



PS: Como apenas falar de nada adianta, tentei entrar em contato com a coordenadoria do Curso pra fazer um alerta, ou pelo menos dar alguma sugestão com relação ao fato de empresas SUPER IDÔNEAS assediarem os alunos dessa maneira. Infelizmente, o formulário de contato do site não é válido. Maravilha!

segunda-feira, julho 02, 2007

Futebol - Reações e perfis no famoso Mineirão

Estádio Governador Magalhães Pinto ou, como é conhecido, Mineirão. O palco maior do futebol mineiro, terceiro maior estádio do mundo.

Neste fim de semana estive lá depois de muito tempo, para conferir Cruzeiro 3 X 1 Vasco. Durante os 90 minutos que se passaram, fiquei vidrado em cada lance que dava pra se ver de onde eu estava, alí na reta do meio-campo. Jogo nervoso, jogo truncado. O Cruzeiro toma um gol aos 8 minutos, gera apreensão na torcida que volta a cantar logo depois. O juiz da pênalty a favor do Cruzeiro minutos depois e, com o gol, o mundo vai abaixo. No fim da partida, 3x1 Cruzeiro, e ninguém conseguia ver outra coisa que não fossem sorrisos largos nos rostos das pessoas.

O interessante disso tudo, foi que em alguns segundos, me peguei observando o tanto de reações que se tem ali, naquele mesmo lugar. Impressionante o tanto de pessoas, perfis e estereótipos diferentes que ficam aglomerados em cada jogo como aquele.

Vi crianças com meses de vida no colo dos pais, vi senhores de mais de 80 anos de idade, vi mulheres que xingavam o juiz muito mais que os namorados, vi gente vestido de social que parecia ter vindo do trabalho, vi "cinquentão executivo" com pinta de quem fecha contratos gigantescos na semana e extravasa tudo no fim de semana, gente que nem se conhece se abraçando, enfim, vi de tudo. E o bacana foi que no fim das contas, nos três gols que saíram e no apito final do juiz, tudo isso some, todos os estereótipos desaparecem, tudo se une na mesma coisa que é a felicidade das pessoas de ver o time do peito ganhar.

Voltando ao Mineirão, ele vai ficar assim caso a Copa do Mundo de 2014 aconteça no Brasil:









Crédito das fotos: Saturei.com

domingo, julho 01, 2007

Um ano de Necessidade de Expressão

Um ano depois que esse espaço foi ao ar pela primeira vez, nada mais justo do que relacionar o nome à pessoa, a Necessidade ao necessitado. Segue o texto:

Filipe Gouvêa Reis. Aspirante a publicitário, profissional de atendimento e gestor de projetos. Têm 21 anos e edita o mesmo post no mínimo 5 vezes.


Residente e amante de Belo Horizonte, a metrópole interiorana. O eterno lar em formato de roça.

Ouvinte compulsivo de músicas. Em casa, no trabalho, no carro, na cozinha e no banho. No momento, têm uma média de 145 bandas prediletas. Se fosse nascer e ser registrado denovo, Mp3 seria seu terceiro sobrenome. Às vezes considera esse formato como a invenção mais importante da humanidade. Mas aí lembra da Internet, da roda, e do motor a combustão e esquece do Mp3.

Sistemático e ansioso. Muito. Aliás, já foi pior. Cheio de manias, estrala os dedos dos pés e das mãos pela manhã, o pescoço durante o horário de trabalho e a coluna na parte da noite, sempre antes de dormir.

Gosta de viajar, mas odeia o período do trajeto. Tem náuseas que vêm do DNA da mãe.

Prefere loiras à morenas. Prefere Carolina Fantini a todas as loiras do mundo.

Viciado em Internet e leitor compulsivo de todo e qualquer tipo de material que esteja disponível em um monitor de tamanho igual ou superior a 15 polegadas.

Sofre de "síndrome do hd de capacidade reduzida" desde os 13 anos. Já perdeu muita coisa por esta razão e prometeu a si mesmo que seus filhos terão sempre Pen Drives de brinquedo à sua disposição.

É um completo desastre na cozinha. Não tem capacidade alguma nesse cômodo abençoado. Não têm pensamento criativo para inventar pratos e não executa receitas. Derruba talheres e causa total desordem só de pisar no recinto.

É fascinado pelo ato de dirigir, mas odeia trânsito. Fica nervoso com o não-desenvolvimento dos carros. Acha que estes foram feitos para ter seus motores em pleno e constante funcionamento, freiando e reduzindo marchas nos momentos exatos e previsíveis. Todos os dias pensa na BMW que um dia ainda vai ter. Quando vê alguma na rua, em poucos segundos faz uma lista mental dos possíveis caminhos que levaram o proprietário até aquele assento. Apaixonado por automobilismo, acha que todas as corridas deveriam ocorrer às 14:00 ao invés de 9:00 ou 2:00.

(Suas habilidades no Photoshop se resumem ao uso de filtros e redimensionamento de imagens)

Tem 'Yoshi' e 'Dave' como apelidos. Raramente é chamado pelo próprio nome.

Já foi jogador compulsivo de Age of Empires e conseguiu sair dessa vida.

Não dorme antes de meia-noite. Não importa o que aconteça, não dorme.

Quando não é sistemático e ansioso, é centrado e tranqüilo, apesar do ritmo frenético em que está atualmente.

Gosta muito de Cinema, acompanha 5 seriados de TV e gostaria muito de ter no mínimo 30 horas em seu dia pra conseguir fazer tudo que gosta e precisa, mas que não encontra tempo suficiente.

É estagiário de Atendimento/Planejamento em uma agência de comunicação mas tem um imenso pavor mórbido de como será sua vida pós-formatura.

Tem alguns projetos paralelos e idéias grandiosas no papel, mas que um dia serão todas colocadas em prática. Lendo livros, aprendeu a sempre ser otimista e pensar grande pra alcançar o que almeja.

Na infância, achava que sua lista de amigos e colegas era sempre melhor do que a de qualquer um. Hoje, não tem mais dúvidas.

Acredita em Deus, acredita na Bíblia. Acredita que 80% das pessoas que criticam a Bíblia nunca sequer tomaram tempo para estudá-la de forma DECENTE e sem preconceitos.

Gosta de ter uma necessidade de expressão e de saciá-la sempre que possível. Quer manter este blog por vários anos e espera que ele presencie várias mudanças, realizações pessoais e um futuro interessante acima de tudo. Neste futuro, quer ter filhos e quer que algum dia, eles também leiam tudo isso.