segunda-feira, dezembro 24, 2007

Tecnologia Brasil - Internet Wi-fi popularizada

Imagine um cenário de um futuro breve, onde cidades inteiras poderiam estar completamente cobertas por Internet Wi-fi. Não só shopping centers, mas qualquer estabelecimento ou região estariam ligados à Internet todo o tempo.

Se perdeu tentando achar algum endereço? Acesse o Google Maps ou sistema GPS de seu próprio celular. Precisa ler aquele e-mail urgente que acabou de chegar? Sem o wi-fi você nem mesmo saberia que ele já está disponível para leitura. Com o wi-fi, dependendo da localização, você poderá lê-lo no celular enquanto aguarda o sinal abrir, sem o custo das taxas mensais de pacotes de dados oferecidos pelas operadoras.

Ao que tudo indica, esse cenário já está bem perto de se tornar realidade. Com ele, as possibilidades são infinitas. Tanto para utilização de notebooks, celulares, vídeo-games portáteis e outros dispositivos. É a tão falada convergência se tornando acessível.

Há exatamente um mês, notícias pipocaram a respeito de cidades que viabilizaram projetos de disponibilizar Internet Wi-fi. A princípio, a idéia intenciona interligar repartições e órgãos públicos como escolas municipais, postos de saúde e prédios administrativos, como por exemplo, na cidade de Xangri-Lá, município do Rio Grande do Sul e uma das primeiras cidades a aderir o projeto.

Na semana passada, outra cidade, desta vez mineira, terá rede Wi-fi em sua rede urbana. Será Barbacena, com seus 55 pontos de acesso no primeiro momento.

Felizmente, a capital mineira não ficou esquecida e tem projeto para estar completamente coberta por acesso de Internet banda larga já em 2008. O Ministério das Comunicações investiu R$ 3,5 milhões e a prefeitura de Belo Horizonte, cerca de R$ 800 mil. Caso o o projeto seja concluído, Belo Horizonte será a primeira metrópole brasileira completamente coberta pela internet sem fio.

Com isso, novas formas de publicidade, promoções e relacionamento com públicos são levantadas e podem ser utilizadas pelas empresas. Por parte de usuários e consumidores, as utilidades e funcionalidades permitidas por um acesso facilitado à Internet, estão cada vez mais próximas.

Vale ainda lembrar que fora do Brasil, a prática de cidades inteiras cobertas por Internet já é uma realidade e uma prática até mesmo comum. Vide exemplo de Mountain View, Califórnia, sede do Google e outras cidades européias.

Links:

- http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/27112007-5.shl
- http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122007/17122007-10.shl
- http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u348781.shtml

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Automóveis - Fiat Bravo

Há aproximadamente um mês, eu só vejo carros na minha frente. Um tal Projeto BMW - a ser lançado em 2008 - vêm me tirando o sono completamente. Fazer planejamento de algo que beira o hobbie tem lá seus perigos; As idéias brotam do chão, se multiplicam e o cérebro entra em transe com tanta informação e coisa interessante a ser aproveitada. Enfim, esse projeto fica pra um próximo post.

Nesse, vou falar dos momentos de folga, quando não são projetos, nem publicidade, nem comunicação que estão em pauta. Então, quando sobra um tempo, o que aparece?!

Carros.

Não tem jeito, desde muleque eu sou perseguido pelas 4 rodas. Vasculhando a Internet sem muitos objetivos, me deparo com isso:



No segundo pós-vídeo, a chama publicitária acesa ordena a procura de outros comerciais:



Comerciais maravilhosos, a bem da verdade. Parabéns à Fiat enquanto marca, que vêm nos últimos anos se re-erguendo no mercado mundial graças a carros com conceitos inovadores e outros com apelo visual fortíssimo como o Bravo, que ainda não tem data prevista para desembarcar no Brasil, apesar de ser o substituto natural do Fiat Stilo.

Enfim, é apenas mais um sonho de consumo pra lista kilométrica :-D

domingo, dezembro 02, 2007

Mercado de Trabalho - Estágio sem Q.I.

Navegando semana passada em alguns blogs, me deparei com uma iniciativa inusitada mas muito interessante. Se trata do processo seletivo para a vaga de Planejamento da agência JWT (Shell, Nestlé, Ford, Coca-Cola, HSBC etc.) de São paulo.

Saindo da premissa da escolha de candidato por Q.I. (quem indica), a agência criou um blog, abriu a oportunidade à quem se interessasse pela vaga de estágio e decidiu fazer todo o processo seletivo on-line e através de tarefas bem direcionadas.


A primeira delas e mais simples, consistia em criar um blog pessoal para se apresentar; currículo, história de vida, personalidade, hobby favorito e, por fim, falar por que a escolha de planejamento e JWT.

Como segunda missão, os candidatos tinham de fazer um post de no máximo 20 linhas selecionando duas marcas de uma mesma categoria. Então, deveriam analisar o posicionamento de mercado e ilustrar como esse posicionamento é tratado na comunicação (anúncios, filmes, sites, ações promocionais, etc.).

O terceiro e último desafio ainda está rolando e pode ser conferido aqui.

Particularmente eu estou bastante curioso pra saber quem leva a vaga, dentre os mais de 100 inscritos.

Ação de total relevância e direcionamento ao público-alvo, mesmo que este público possa estar desesperado e desempregado procurando uma vaguinha.. :D

sábado, dezembro 01, 2007

Cotidiano - O fim de um ciclo

E é chegada a hora. O canudo finalmente está a caminho.

Depois de incontáveis trabalhos, provas, livros, projetos, campanhas, peças publicitárias, rodadas de stress e tudo mais que um curso universitário tem a oferecer, estou enfim, formado. Comunicólogo com especialização em Publicidade e Propaganda. Meu Deus.

Só de escrever essas palavras já dá pra sentir um tremendo arrepio na espinha que se transforma num frio congelante na barriga. Uma mistura grande de expectativa e ansiedade do que realmente está por vir agora. Um ciclo se encerrou, e quer eu queira, quer não, ele era só o começo de muitos, há exatos 4 anos atrás. Mercado de trabalho, grandes responsabilidades, novas pessoas, metas, conquistas e objetivos estão logo alí, traçados e esperando para serem tocados.

À todos os colegas que também concluíram essa etapa, sejam eles os publicitários, os jornalistas ou os Rps que começaram juntos a caminhada naquela manhã de 2004, agradeço demais de verdade. Conheci pessoas realmente especiais que junto comigo, não usaram esse percurso apenas para se tornar profissionais, mas para amadurecer como indivíduos.

MAS, como nessa vida nem tudo são flores, tenho que me lembrar daquela data. Quinta-feira, 29/11/2007. O dia derradeiro. Provavelmente a última vez que subi os famosos degraus da escadaria da Puc São Gabriel. Um dia pra ficar guardado na memória de tanto nervosismo e ansiedade. Foi a tão esperada apresentação da banca de projeto experimental. A conclusão do curso, a demonstração pública de um esforço conjunto de 1 ano e 6 meses.

Noites sem dormir, dezenas de autores, livros, citações, sites, artigos, matérias, discussões, mudanças, idas, vindas, brigas, stress, enfim tudo, absolutamente tudo que se pode esperar de um projeto em que o objetivo final era não apenas formar 7 indivíduos, mas deixar uma pequena contribuição para os próximos que vão vir. E que assim seja. Que naquelas prateleiras da biblioteca da universidade, talvez alguns encontrem nas nossas próprias palavras agrupadas em 90 páginas, alguma coisa a se falar pra outros. Que baita orgulho isso dá só de pensar!

"A utilização da Internet na Comunicação direcionada a nichos" não foi só um trabalho, não foi um projeto. Particularmente, foi o ponto final, a linha de chegada de um baita objetivo; Formar. Meu, da minha família e de todos aqueles que vez ou outra compartilharam da minha empolgação em correr atrás, tentar e vencer os 4 anos que me separavam do famoso canudo.

Ao grupo de PE, apesar de todos os pesares, vocês sabem tão bem quanto eu que quinta-feira foi o nosso dia. Todos nervosos, todos apreensivos, todos tremendo ou por dentro ou por fora. Mas o mais bacana foi notar que além de tudo isso, todos estavam mesmo cheios de orgulho e felicidade ao ouvir cada um dos elogios que foram tecidos pra gente e pro nosso esforço. As críticas e as sugestões, essas sempre vão existir na vida e sempre vão servir de alguma maneira. Com toda certeza eu vou afirmar: O "guerrilha@googlegroups.com" vai ficar marcado pra sempre.

Ao Caio César, eu iria apenas agradecer por toda a ajuda e comprometimento com o nosso grupo, mas na verdade tenho que além disso, parabenizar. Parabenizar por ter conduzido todo nosso último ano deste trabalho de uma maneira primorosa. Nunca deixou de nos incentivar, dar dicas e acalmar a galera nos piores momentos, mesmo quando as confusões e as dúvidas que surgiam pareciam que iam fazer todo nosso trabalho ruir. Valeu Caio, você definitivamente teve a manha!

Pra finalizar o "post emoções", segue o link para download do nosso projeto. Modéstia a parte, o conteúdo vale muito a pena: