segunda-feira, maio 19, 2008

Internet - Banco do Brasil, comodidade para usuários e... pizza!

Muito bom saber que a cada dia, mais empresas e instituições estão entendo a Internet e proporcionando comodidade on-line aos consumidores e públicos com que se relacionam.

Tive a grata surpresa ontem de ver uma transação financeira ser completamente modificada apenas com um simples pedido on-line. Tratando-se de bancos, que são as instituições que de praxe demandam mais segurança e burocracia, fiquei super satisfeito em receber um simples e-mail resposta falando sobre a conclusão (quase que imediata) da minha solicitação feita pelo próprio site.

Nada de atendentes de call center me pedindo confirmação de dados, me transferindo para o setor adequado etc. Eu já estava em um ambiente seguro, tinha inserido minha senha de acesso, e queria cancelar um lancamento que eu mesmo fiz indevidamente. Imediatamente e sem burocracias, me atenderam. Ponto para o Banco do Brasil.

Pegando um gancho no tema, recentemente dei minha primeira palestra. Foi para alunos de Publicidade do centro universitário UNA e o tema foi "Google AdWords e a Publicidade nos mecanismos de busca". Um dos exemplos que citei foi a possibilidade de empresas anunciarem até mesmo seus telefones de contato no Google, utilizando anúncios do AdWords, facilitando assim, a vida do usuário.

Se eu quero pedir uma Pizza em Belo Horizonte na região da Savassi, estou trabalhando em frente ao computador e meu tempo é escasso, não vou me levantar pra procurar as páginas amarelas. E acreditem, achar esses malditos telefones na Internet nem sempre é tarefa fácil também.

Muito diferente seria se, ao procurar "pizza na savassi" no Google, entre os resultados constasse o seguinte anúncio:


Sendo assim, quanto mais a preocupação das empresas se voltar ao que o usuário exatamente precisa e ainda mais especificamente naquele dado momento, mais pontos e percepção positiva vão ganhar com os mesmos. Utilidade é a palavra.

5 comentários:

Anônimo disse...

O uso da internet em BH é incrivelmente discrepante. Enquanto pizzarias usam o Adwords de forma inteligente, a gente vê grandes eventos com sites desenvolvidos de maneira pré-histórica: http://www.comidadibuteco.com.br/

Priscila Cunha disse...

Não cabe somente a vocês, que trabalham com Adwords, a tarefa de ensinar às empresas a importância de deixar o serviço mais útil. Cabe também a todos os usuários. Creio que devagarinho isso vai ser tornado de forma mais clara, uma exigência de mercado.

Ótimo texto, Dave! Show de bola!

Anônimo disse...

Ei lindão!
Só para fugir do estilo super informado dos comentários acima,claro são formados ''nisso'', EU TE AMO DEMAIS... rsrs
Beijos

Anônimo disse...

Eu consegui por o meu nome
rsrsrs

Anônimo disse...

Pára de estudar pra concurso e me atualiza!

(hehehe)