sexta-feira, novembro 24, 2006

Mercado de trabalho - Tem vaga pra tanta gente?

Que tem vaga pra todo mundo, a gente já sabe que não tem. Se não tem, o que fazer pra se destacar em mercados de trabalho tão saturados, como aquele no qual eu me enquadro por exemplo, o "Glamouroso" mundo da Publicidade e Propaganda?

A Fuvest, que se não me engano é o maior concurso vestibular do país, registrou "míseros" 45,74 candidatos por vaga para Publicidade - o curso mais concorrido - neste ano de 2007. Logo atrás, vem a galera do jornalismo que também compõe o campo da comunicação social, com 44,75 candidatos por vaga.

Ok. É muita gente querendo, mas pouca gente vai entrar no mercado pelo número reduzido de vagas, certo? Errado. Dificilmente alguém faz vestibular em uma única universidade. Não passou na Fuvest, na UFMG? Vai dar um jeito de bancar uma particular e não perder o tempo que é precioso hoje em dia. O resultado? Mercado super saturado, fazendo cada aspirante a profissional brigar no tapa por míseras vagas de estágio e de emprego nas mais diversas empresas.

Nesse momento eu pergunto: Qual a solução pra se diferenciar (e conseqüentemente se dar bem) em um mercado que massacra tão facilmente?

Tentar ramos alternativos da profissão? Falar três ou mais línguas? Ter experiência no exterior? Abrir a própria empresa? Fazer mestrado, pós-graduação, MBA (ou seja lá mais o que existir por aí) e só então se considerar um profissional apto?

Opiniões, sugestões e receitas de bolo são bem-vindas.

3 comentários:

Anônimo disse...

abrir empresa ... tem algo familiar nisso tudo?
hehe

linguas é algo que sempre ajuda, independente da área, ja pensei em alemão e japones, quando eu tiver um tempinho "sobrando". duas faculdades, tb ... provavelmente, vou fazer comunicação social depois que formar, para ajudar nos planos da evo4. que até la espero que esteja, digamos, bombando !! ^^

no mais é isso .. e se eu soubesse a solução mesmo, nao falaria, venderia - como um produto da nossa empresa.

=)

abrazz

Anônimo disse...

oi preciso de emprego

Priscila Cunha disse...

Jornalismo foi a segunda opção? kkkkk
Esses não estão à procura de aula mesmo. Coitados...Sem aula, sem emprego, sem saber usar tecnologia nenhuma, sem humor...

Dave, o segredo do sucesso é muito simples: abrir uma empresa de empregos! Como conseguir vagas para os clientes? E vc acha que se alguma delas conseguisse, haveria tantos desempregados?