terça-feira, janeiro 23, 2007

iPhone depois do hype

Passado o primeiro impacto da apresentação mundial daquele que promete ser o telefone que irá revolucionar o mundo, cabem algumas considerações, algumas apreciações, algumas comparações e porque não, até alguns planos de economia pra daqui um ano ou dois... :D

Ta aí a foto do bonitão, vedete mundial, filhote do Sr. e Mestre supremo do marketing empresarial, Steve Jobs. iPhone, Apple.

Pra quem ainda não leu nada até agora sobre ele, nem tinha visto foto ou ouvido falar a respeito (o que é bem difícil, porque foi capa das revistas Época e Veja, de jornais e de muitos blogs na semana pós-lançamento), o canivete suíco é um iPod vídeo poderoso com tela Widescreen, um dispositivo de conexão à Internet e também pode ser usado como telefone. Será vendido nos Estados Unidos a partir de junho deste ano, na Europa e na Ásia em 2008 e ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

A apresentação foi feita na MacWorld 2007 num showzinho do CEO e fundador da Apple, Steve Jobs. Vale muito a pena ver todo o vídeo do lançamento e da apresentação do produto. Jobs consegue fazer um lançamento de produto parecer um show de banda ou um acontecimento histórico qualquer que não tivesse cunho mercadológico. Só clicar aqui se quiser assistir na íntegra.

Algumas das funções apresentadas:
  • Controle por sensibilidade ao toque na tela.
  • Tela de 3.5 polegadas widescreen.
  • Navegador de Internet com buscas e serviços Google e Yahoo! integrados.
  • Superfície que permite múltiplos toques.
  • Sensores de movimento do aparelho.
  • Google Maps.


Abaixo, o vídeo que mostra o aparelho funcionando com todas essas "novas maravilhas":


Depois das maravilhas, as dúvidas pairando no ar:
  • Se o aparelho cair, são U$499,00 no lixo?
  • Os dedos vão emporcalhar o vidro que aparentemente é anti-digitais?
  • E no Brasil? Qual ou quais operadoras irão adotá-lo e a quais custos?
  • Pacotes de serviços e assinaturas serão bem mais caros do que de aparelhos convencionais?
  • Para ser usado no carro ou por pessoas com deficiência visual, só com Bluetooth?
  • Como fica o uso do nome iPhone, que já é registrado por outra marca?
  • O design. Foi ou não uma cópia do modelo da LG lançado algumas semanas antes?
Assim como a Apple mudou a maneira como as pessoas viam e se relacionavam com a música ao lançar o iPod, a proposta é exatamente a mesma agora no segmento da telefonia, com o iPhone. Se ela vai conseguir? Os americanos respondem pra gente quando Junho chegar. Enquanto isso, a empresa da maçã assiste tudo de camarote e seus acionistas abrem largos sorrisos com os picos de suas ações.


3 comentários:

Anônimo disse...

Bom post. Resumiu bem toda a história que está envolvendo esse aparelho que tem como maior feito, custar MAIS DO QUE UM PLAYSTATION 3.

Paulo Henrique Lafetá disse...

Mais que um ps3 é relativo, temos que ver o custos dos acessórios e manutenção(diogo software e mensalidade dos serviçoes) do filhote.

Sobre o aparelho digo que ele é lindo, mas tem seus defeitos. Pra começar não vem pro Brasil, ainda usa GSM que élento demais pra arquivos de vídeo e dependendo da exigencia do usuário música. Minha grande pergunta é ele não vai canabalizar o mercado do Ipod???

Paulo Henrique Lafetá disse...
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