sábado, janeiro 27, 2007

Senhas, senhas, senhas e... mais senhas.


Seria uma mera impressão minha, ou a cada dia q passa tudo na vida e no cotidiano de um cidadão comum exige uma senha, um código ou algum dígito específico?

Caixa eletrônico? Senha. Compra no cartão de débito? Senha. Falar com atendimento personalizado pelo telefone? Senha. 4 dígitos, 5 dígitos, 6 dígitos. "Não use letras, use apenas números". "Mescle letras e números, seu password será mais confiável". "Esta senha só permite o uso de números". "Senha inválida, favor tentar novamente". Quer lembrar sua senha no futuro? "Qual sua música predileta"?

Se você está mais habituado à Internet então, considere-se uma vítima fatal das inúmeras combinações letras/números. Senhas dos E-mails, senhas do banco (o meu pede umas 3 senhas para finalizar uma transação qualquer), senha do fórum de legendas, do site de downloads, do site de cartão de crédito, senha do fórum de discussões sobre seriados, senha do site da faculdade, senha de cada um dos processos seletivos de estágio, senha do agregador de notícias, senha dos seus favoritos, senha do Submarino, senha da Americanas, senha do MSN, senha do orkut, senha do Youtube, senha da lista de preferências musicais, senha pra tudo. Cristo!

Você acha que está lendo um post num blog que não passou por processo de confirmação de senha? Enganou-se, caro amigo(a).

Uma senha pra cada situação? Uma senha pra todas as situações? Difícil, muito difícil. Posso até estar muito ranzinza com um fato que não permite outra solução (ou seria problema?) mas, que ter um só caderno pra senhas (mesmo q seja um .txt) enche a paciência, disso não tenho dúvidas.

E não se assuste. Daqui uns poucos anos o seu carro vai pedir sua querida senha pra abrir, ligar, desligar... Sua geladeira vai pedir uma prévia confirmação pra você dar aquela espiadinha e sua casa não vai ter mais o molho de chaves gigante. Vai ser tudo na base do "a59tyjksl = abrir/ ki7uhsn5 = acender luzes" e por aí vai...

O mundo acabando e eu aqui blogando ¬¬

2 comentários:

Rafael Damasceno disse...

Eu esqueci uma das 289 senhas q eu tinha q colocar para entrar no internet banking do meu banco.

Tive que PEDIR OUTRO CARTÃO pra poder ter outra senha.

Mas já a esqueci e desisti de internet banking.

Anônimo disse...

Eh verdade, hj temos senha para (quase) tudo. ou eu ja tenho senha para tudo ?
ainda teria alguns exemplos legais tipo: ligar computador, logar no windows, "googlecoisas", entre outras. e nao esqueça da senha da caixa postal do celular! hahaha

abraçaum meu velho.
postar? hum, tem tempo q eu nao faço isso ! hehe ...