terça-feira, outubro 02, 2007

Literatura - Três boas pedidas

O que me faltou de posts nestes últimos tempos, me sobrou de leitura. Netvibes borbulhou de notícias e bons artigos a respeito de Web e Comunicação enquanto 3 livros que eu lí em ritmo de migalhas nos míseros minutos de folga, me chamaram muito a atenção. Seguem as indicações:

1 - Construindo uma vida - Trajetória profissional, negócios e O Aprendiz | Roberto Justus



Monstro Justus em sua melhor forma. Presidente do maior grupo de Comunicação da América Latina e da agência de maior faturamento no Brasil, o cara definitivamente tem muita história pra contar. Pra aqueles que, assim como eu, já adentraram o mundo da publicidade, o livro funciona em alguns momentos como um guia de tudo que acontece nesse meio "peculiar". Muito bacana ver como foi o início da carreira do Não-Publicitário e entender como foi a trajetória cheia de sociedades, contratos, cases de sucesso, mulheres famosas e até programa de televisão.

O jeitão Justus não podia faltar, logicamente. Playboy até o último grau, em certas partes ele te faz soltar aquele riso de canto de boca, quando praticamente pede pra ser chamado de bonachão. Na página 69 você encontra: "Eu por exemplo, graças ao meu estilo, nunca consegui aceitar muito bem qualquer tipo de liderança. Minha personalidade é forte demais para que eu funcione bem sendo comandado."

Eu confesso, se esse estilão não estivesse impregnado no livro, a leitura não teria graça nenhuma. Assim como não teria graça nenhuma se O Aprendiz não tivesse aquelas tiradas e comentários ácidos que puxam o mote de profissionalismo da coisa. Enfim, livro bacana, divertido e obrigatório para estudantes de comunicação e publicidade.

Ponto alto: Referências e recomendações pessoais do autor no fim do livro. Desde sugestões de boas revistas, passando por campanhas de publicidade memoráveis e citações de líderes famosos.

2 - O vôo do Hipopótamo - A incrível história da Cory, uma empresa brasileira que faliu e deu a volta por cima | Nelson do Nascimento Castro


Você conhece a bala IceKiss, certo? Sim, a famosa das figurinhas e da logomarca do beijo. Sabia que a fábrica que produz as balas, a Cory, chegou a decretar falência? O livro conta exatamente a história conturbada do que o autor (e fundador da marca) gosta de chamar de um milagre; O restabelecimento de uma marca que experimentou o gosto amargo do fundo do poço.

O tempo todo no livro o autor exala a paixão que tem por aquela empresa. Isso é bacana, muito bacana de se acompanhar. Notar todos os tipos de esforços que as pessoas podem fazer para não deixar que um fim se instaure em seus sonhos. No caso do autor, Nelson do Nascimento Castro, a Cory era e continua sendo o seu sonho e sua história de vida.

Concordatas, dívidas, investimentos, sucessos e fracassos tratados sob o olhar de quem sempre esteve no olho do furacão. Do céu ao inferno, do inferno à falência e depois à bonança. O livro é claro: Conta a história de uma empresa com alma.


3 - Marley e Eu - A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo | John Grogan


Não se engane pelo nome simplista do livro. Vá lá, deixe o preconceito de lado. Se estatísticas e fama forem o seu forte, saiba que o "livro do cachorro" foi o mais vendido no Brasil e no mundo por meses a fio desde o seu lançamento. Tive que comprar pra entender o porque do sucesso.

Minha análise é: Até este momento lí apenas 30 páginas mas COM TODA CERTEZA, já entendi que este será um dos meus livros preferidos de todos os tempos. Em 30 minutos, dei gargalhadas com a história e com o jeito com as descrições. Muito, mas muito bem escrito o texto. Se eu tentar colocar aqui uma sinopse, vou estragar tudo. Então, prefiro resumir que a história gira em torno apenas de.... um tal cachorro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que beleza hein. Profissional exemplar até nas leituras.

Se eu tivesse uma empresa, te contratava.

Anônimo disse...

E a Bíblia, onde está?