terça-feira, abril 17, 2007

Música - Kings of Leon, "Because of The Times"

Rock da melhor qualidade. Não existe definição mais simples e mais sincera pra Kings of Leon. A banda de nome estranho, formada pela família Folowill (3 irmãos e 1 primo) e marcada pelo estilo "rock roceiro e caipira" como dizem alguns, lançou oficialmente este mês o novo álbum, Because of The Times, terceiro da carreira. O Cd é até agora o mais vendido no Reino Unido e é fácil provar que definitivamente, esse posto é mais que merecido.

Hard rock, Garage Rock, Indie Rock, Country Rock. Um pouco de cada em um dos cds mais aguardados do ano pra quem gosta de um, ou de vários desses estilos citados. Nesse primeiro semestre já saíram cds sensacionais, mas pessoalmente, não consigo gostar tanto de mais nenhum outro que não seja Because of the Times. Talvez a explicação disso seja que Kings of Leon é reconhecível de longe. E não é só pela voz característica de Caleb Folowill, mas pelo conjunto da obra. Desta vez deixaram de lado um pouco do espírito interiorano do Tenesse - estado americano de onde vem a banda - e rumaram um pouco mais para o urbano e o Garage Rock. Conseguiram fazer a trilha sonora de 2007.

Ainda fala-se muito por aí, que a banda está em constante supervisão e "aconselhamento" da gravadora e dos maiorais que os gerenciam, e que até o estilão pitoresco de se vestir dos integrantes foi mudado. Mas, quem ouviu o novo cd notou a evolução musical da banda e mais ainda, a ousadia apresentada em vários momentos, a começar pela música que abre o cd, "Knocked up". São 7 minutos tocados numa raça incrível, jogando pro alto qualquer regra comercial que deveria ser seguida, caso fosse mencionada.

KOL 2003 e KOL 2007. Couro e Botas versus cabelo chapinha.

Já aviso de antemão que nunca fiz uma resenha de cd e se eu tentasse desta vez, seria totalmente tendenciosa e opinativa, por curtir o som da banda em níveis colossais. Sendo assim, é muito mais fácil resumir toda a história falando que o cd é um apanhado de 13 músicas que já nascem clássicas na primeira audição. Apenas citando algumas delas, "On Call", o primeiro single, traz riffs e solos magníficos enquanto "Charmer" mostra versos gritados que já deixaram-na como a preferida dos fãs. Fãs esses que são homenageados na tranquila "Fans". "My Party" tem ritmo frenético e faz jus a comunidade no orkut "Eu danço Indie Rock". Em alguns momentos, distorções apoteóticas acontecem de repente, como na melhor faixa do disco, "Mc Fearless". As tais levadas românticas de um "Estados Unidos Country" também não faltam e são capazes de te fazer chorar, ou ter qualquer outro tipo de emoção, como em "Arizona" que fecha o disco com chave-de-ouro.

Aliás, a bem da verdade, convém falar que uma boa definição de música é essa: Um conjunto de sensações que, quando ouvidas, representam algo independentemente de explicações. E quem já conhece Kings of Leon entende tranquilamente isso.

Particularmente, achei que aquela banda, daquele tal show, num tal Tim Festival 2005 em que eu felizmente estava presente, não tinha nem como nem aonde melhorar. Pois é, então ouça essas 13 músicas e depois sinta-se a vontade pra achar esse post um completo exagero.


Kings of Leon - Because of The Times
Download - Link
Ano: 2007
Gênero: Rock Alternativo, Indie Rock, "Tenesse Rock"
Clássica: McFearless




Vídeos:


Mc Fearless


On Call

5 comentários:

Paulo Henrique Lafetá disse...

Será que arrisco a enveredar nesta área sombria? Convenhamos que seu gosto é discutível, mas raramente consigo discordar. Se não conseguir sair após algumas doses você sofrerá as conseqüências.

Filipe Gouvêa Reis disse...

Hahaha... Então entra com calma, o risco de vício do cd é alto.

Anônimo disse...

Muito bom, muito bom. Parabéns pela matéria expetacular! Melhor que qualquer redator que já li ou ouvi falar. A respeito do Cd não digo nada, pois sua fantástica descrição fez uma mistura entre os meus sentidos sensoriais reais como cheirar uma cor ou ouvir um gosto, belíssimo.

Anônimo disse...

espetacular* ¬¬ (akes q tem q avacalhar com a parada do brow kik)

Anônimo disse...

Kings of Leon sempre esteve na minha prateleira de "bandas bem legais". Pelo menos metade das músicas dos 2 primeiros albuns são muito boas. E dessas, 2 te fazem chorar IMEDIATAMENTE, você QUERENDO OU NÃO (California Waiting e Talihina Sky). Mas sempre senti faltar algo na banda para que eu a colocasse na prateleira de cima, com as "bandas espetaculares". Onde habitam Strokes, Killers, Libertines, e outras poucas.

Só ouvi o CD 3 vezes até o momento. Mas tenho QUASE certeza de que este album vai fazer o Kings subir de prateleira comigo.
No último album eu achei que a banda enveredou demais da conta para o lado da roça. Não que eu não goste disso. Mas acho que este "lado" tem de estar SUBORDINADO ao rock (como qualquer outra coisa tem de estar). Sem contar que as músicas estavam mais parecidas uma com a outra do que deveriam estar.

Mas quanto ao novo CD... A primeira coisa que percebi, que até já havia sido comentada por você comigo e que me ASSOMBRA até o presente momento, é o senhor baixista. Arrasador. GUARDADAS AS DIFERENÇAS que distinguem um ser humano de um ser superior, em alguns momentos ele chega a me lembrar de John "bunch of fingers" Entwistle (The Who), o maior baixista da história do rock, que hoje, tenho certeza, sorri do céu quando vê este garoto tocando.

No geral, as músicas estão muito mais cuidadas e menos "anárquicas". O rock finalmente comanda as ações durante grande parte do CD. Apenas mais para o final eles dão uma retornada aos campos verdes do interior. Isso é até bom. Para não descaracterizar a banda e para deixar o CD mais eclético.

A melhor música até o momento é "Charmer", apesar de eu sentir a MINHA garganta se destroçando ao ouvir o sacrifício do vocalista.

Para finalizar, ainda acho que a banda tem áreas para melhorar bem e estou muito confiante que, se caminharem no caminho certo, o próximo CD vai ser muito melhor do que esse. Espero estar correto.

Mas enquanto isso, é obrigatório esse album na playlist de qualquer pessoa que se considere decente.