terça-feira, julho 10, 2007

TV - Dexter

Esse post está na gaveta desde Fevereiro, quando a terceira temporada de Lost andava bem morna e eu decidí assistir aos episódios de Dexter, seriado que tinha passado despercebido até então.

Depois de assistir toda a primeira temporada, a sensação que ficou foi aquela de uma grata surpresa. Seriado EXCELENTE e totalmente fora do comum. Com apenas 12 episódios, conseguiu ter uma primeira temporada memorável, criativa e muito, mas muito bem produzida e executada.

O post foi reaberto agora porque Dexter teve sua estréia na Tv brasileira nesse Domingo, pela FOX. Abaixo, o melhor dos trailers de divulgação do seriado:


Resumindo a trama, o seriado é baseado no romance "Darkly Dreaming Dexter", de Jeff Lindsay, que conta a história do ser humano bizarro Dexter Morgan.

Na infância, uma criança órfã e molestada. Adulto, um bem sucedido patologista forense da policia de Miami, especialista na análise de sangue. Se tudo terminasse aí, o seriado seria mais uma cópia de algum dos muitos CSIs espalhados na TV. Mas é exatamente neste ponto que nasce o trunfo dos criadores.

Tudo gira em torno da personalidade única de Dexter. Se na parte do dia, o detetive carismático e de bom comportamento desvenda crimes absurdos apenas fazendo análise sanguínea, à noite ele passa para o time dos Serial Killers. Melhor. Ele se torna um Serial Killer de Serial Killers.

Desde a infância, com a ajuda do pai adotivo, Dexter canalizou seus impulsos homicidas inatos e os usa para caçar e matar brutalmente criminosos que conseguiram escapar das garras da lei. Genial é pouco.


Através de pequenos Flashbacks de sua infância, todo esse processo do nascimento de um serial killer é mostrado em detalhes. Em um primeiro momento a sensação de distúrbio de personalidade é absurda. Com o passar dos episódios, a vedete do seriado é justamente notar como o cara convive tranquilamente com estas duas rotinas totalmente opostas, dois estilos de vida díspares e com os conflitos inatos de sua vida noturna e sua vida diurna.

Quando tudo já parece bem interessante, colocam na trama um "admirador" do protagonista. Algum desconhecido que, também na posição de serial killer, começa a brincar com Dexter a respeito deste seu lado obscuro. Alguém que, diferente de todos os outros, conhece esse seu "outro lado". Ponto pra trama, que não perde o foco em nenhum momento até o final da temporada, dando respostas rápidas às questões levantadas enquanto explica melhor o funcionamento da mente sombria de Dexter Morgan.

Os destaques ficam para o excelente elenco, a atuação impecável de Michael C. Hall como Dexter, que inclusive valeu indicação ao Globo de Ouro de melhor ator, para a fotografia maravilhosa utilizada (a abertura do seriado é uma obra-prima por si só) e para a trilha sonora, que deixa o seriado exatamente com o clima leve que deveria ficar, já que o tema é pesado e tem algumas cenas fortes.

Ficha Técnica:

ELENCO

Michael C. Hall (Dexter Morgan), Jeniffer Carpenter (Debra Morgan), Laure Velez (Tenente Laguerta), Eric King (Sargento Doakes), David Zayas (Angel Batista), Julie Benz (Rita Bennett) e James Remar (Harry Morgan)

CRIADOR
Jeff Lindsay.

PRODUTORES
Sara Colleton, John Goldwyn, Drew Z. Greenberg, James Manos Jr.

ESTRÉIA
EUA: 01/10/2006
BRASIL: 08/07/2007

STATUS
Série aprovada, 1a temporada já exibida nos EUA. 2ª Temporada sendo gravada.

HORÁRIOS
Showtime EUA: domingo (22h00)

Fox Brasil: domingo (21h00)

  • Para mais informações, vale visitar o Site do seriado, que é muito bem feito por sinal.
  • Vale também a visita ao site promocional do lançamento do seriado no Reino Unido. Muito bem feita a ação em que me colocam, Filipe Reis, como possível vítima do assassino do caminhão de gelo, coadjuvante da série.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda nao vi Dexter, apesar de ter baixado os 3 1ºs episodios. Mas a dica para Prison Break valeu. Ja virei fã.
Abraço

Filipe Gouvêa Reis disse...

Prison Break é outro que tem uma primeira temporada muito fina. A segunda perdeu um pouco do ritmo mas com o final que bolaram, a terceira já promete.

Anônimo disse...

só posso falar do primeiro e segundo episodio...
será que eu consigo ver o terceiro episodio?
rsrs
mas é realmente muito bom!
beijos amor..

Pedro Canto disse...

Acabei de escrever sobre dexter no meu blog, eu também prometia há seculos e nãoi fazia isso, bastou um promo da segunda temporad apra animar tudo de novo e estou revendo (analisando) os episodios.
Gostei do seu texto, sucinto!

será um prazer virar comentador assíduo.
ps.: não deixa de visitar o meu!

CelloGuerra disse...

Fui fisgado logo no primeiro episódio. Boa trama, créditos iniciais de arrasar, bom elenco(Michael C. Hall se encontrou), um belo time de diretores (Michael Cuesta, Tony Goldwyn e Robert Lieberman)garantem a diversão do início ao fim. Já vi dois episódios da segunda temporada.. e sinceramente... esse pessoal sabe contar uma história.