quarta-feira, agosto 22, 2007

Cotidiano - Curso de Memorização e Concentração

O que você faria ao se deparar com uma peça gráfica assim:


Pra mim, apenas duas seriam as possibilidades: Ou a expressão "Senhor Memória" me afastaria pelo leve teor religioso, ou a frase "O seu futuro depende disso" me faria descartar o panfleto pelo apelo Auto-ajuda. Como disse o Rafael, a divulgação do evento, que incluía até outdoor, era totalmente "Avenida Paraná Style" (Avenida Belo Horizontina de comércio popular).

E se o preço do tal evento fosse digamos, salgado? Possibilidade zero de comparecimento, certo?

Quase. Um panfleto semelhante a esse, que me foi entregue no sinal, ficou jogado desaparecido no assoalho do carro por uma semana. Numa andança de sábado qualquer, o velho amigo James pega o tal panfleto no chão e num acesso de determinação qualquer, cismou que precisava exatamente daquilo: Memorização e Concentração. Já eu, num devaneio qualquer, decidi literalmente pagar pra ver do que se tratava.

Voltei ontem do segundo dia de palestras e posso garantir com toda a segurança, que foi o melhor investimento que eu fiz em muito tempo.

Muito raciocínio lógico, exercícios práticos, dicas de aprimoramento, testes presenciais e bom-humor. Os poucos minutos de toda a palestra que pareciam se encaminhar para a auto-ajuda, na verdade se tornaram uma motivação sóbria, concisa e muito razoável.

O palestrante era Renato Alves, graduado em computação e MBA em gestão empresarial. Estudou ciências cognitivas e filosofia da mente pela Unesp, áreas em que se tornou pesquisador. Atualmente é o homem com a melhor memória do país segundo o Ranking Brasil, título que ganhou lendo, memorizando e repetindo em poucos minutos uma seqüência numérica de 110 dígitos e uma seqüência de 107 palavras ALEATÓRIAS. O tempo disponível para memorização? 40 minutos. (!!)

Os dois dias de palestra foram marcados por exercícios de aprendizagem em grupo (400 pessoas presentes), muita interatividade e até mesmo ginástica laboral.

Algumas lições que ficaram foram estas:
  • É completamente possível e humano ler uma média de 30 livros em um ano. Sem leitura dinâmica, sem segredos. Quanto mais, melhor. Mas, quem não ficaria muito satisfeito com um saldo superior a 20 livros/ano?
  • Memorização exige muito mais do que técnicas pré-estipuladas. Ninguém tem memória ruim, e remédios para este fim são praticamente placebos. Indivíduos podem estar com a memória ruim em determinado dia ou período. Fatores externos como alimentação saudável, exercícios para mente e para o corpo, além de boas noites de sono, contribuem mais do que se pode imaginar.
  • Como se sabe, o percentual de brasileiros que não são analfabetos funcionais é pequeno. Os que sabem efetivamente estudar é quase inexistente. Ontem percebi que eu nunca soube.
  • Determinação no nível mais elevado é o segredo nº1 para se obter concentração. Essa, por sua vez, é o segredo para uma boa memorização. Memória treinada, métodos de estudo eficazes.
  • Não importa qual o ramo de atuação profissional em que se atue, uma memória fora dos padrões faz a diferença.
OBS: Como publicitário chato, voltando à peça gráfica do início, eu confesso; sabendo que a intenção de um folder desses é pelo menos chamar a atenção e informar, o objetivo foi atingido com sucesso. Já a Gestalt do Objeto, a gente deixa pra depois, né "designers"?

2 comentários:

Rafael Damasceno disse...

O outdoor q eu vi era bem pior q esse aí. Não q esse aí não seja ruim também. A única idéia q esse aí me passa é q fazendo esse curso eu vou poder lutar contra o Agente Smith.

Ah. E o outdoor era LITERALMENTE na avenida Paraná. Ironias da vida.

Luli disse...

Esse curso funciona mesmo? (mandei um e-mail pra você mas não sei se recebeu... ) Estou muito insegura em pagar tão caro pra algo que não conheço bem!