quinta-feira, agosto 09, 2007

Internet - O fenômeno (medonho) do analfabetismo digital

Neste exato momento, eu gostaria muito de ter em mãos uma pesquisa qualquer que analisasse apenas uma questão, a saber:

- Como é o hábito de leitura entre usuários de Internet?

Trocando em miúdos: As pessoas lêem e interpretam de forma decente o conteúdo on-line despejado diariamente em seus monitores?

Estava eu passeando tranqüilamente pelo meu Netvibes para ler as notícias do dia e dar uma sapiada nos blogs que eu freqüento, quando caí no Cris Dias. 10 minutos após ler o último post eu ainda dava gargalhadas.

Alguma alma abençoada, tirou não sei de onde, a seguinte brilhante idéia:

Fã de um tal Leandro Lopes, ela disparou na comunidade do orkut do tal "cantor", que um certo site estava aceitando sugestões de quais seriam os próximos músicos a participar do Projeto Estúdio Coca-Cola. O tal site descoberto é o Brainstorm#9, blog referência em publicidade que na época, fez um post completo exatamente sobre a iniciativa da Coca-Cola, por ser um case de marketing bacana, diferente.

A nossa amiga miguxa não pensou duas vezes. Trouxe toda a trupe do orkut pra implorar no blog, que o tal Leandro fosse escolhido para participar de um dos shows promovidos pela Coca. Pronto, instaurou-se o caos.

Que eu contei, foram 58 comentários. Mais de 50 pessoas que sequer leram o primeiro parágrafo do tópico. Pra que ler, não é verdade? Se a mestra sugeriu que o blog é do DONO DA COCA-COLA ou coisa similar, então vamos todos lá pedir qualquer coisa né gente? Afinal, lá eles têm campos de comentários que pedem até o seu e-mail! Logo, deve ser muito sério esse esquema.

Agora, nada me doeu mais o coração do que tentar decifrar aquele português. Ahhh o português... Que português é esse que vêm sendo disseminado em larga escala pelo Orkut, Fotologs e afins?



Achando que nada poderia piorar nessa salada de frutas da ignorância, percebi que esse fenômeno já é antigo.

Há tempos atrás, o Marco Gomes - um Programador de Interfaces - escreveu no seu blog que em uma bendita sexta-feira a noite, estava ele trabalhando e tendo de ouvir involuntariamente MC Marcinho, que tocava ao vivo ao lado de sua casa ou escritório, creio eu.

Pronto, lá vamos nós para o caos denovo. Em pouco tempo, surgiram mais de 20 comentários de pára-quedistas vindos do além, que caíram no blog dele e o confundiram com o próprio do tal MC Marcinho. Isso, claro, porque não se deram ao trabalho de ler sequer uma frase do que o pobre coitado escreveu naquele fatídico post. Nascia alí a síndrome do Mc Marcinho.

E aí eu me pergunto: Se em segundos, brotam do chão dezenas desse tipo de pessoas, o que (e como) a maioria esmagadora da Internet anda lendo na Internet? Só se lê hoje em dia descrições de fotos pessoais em perfis de orkut e fotologs? Não respondam que eu tenho medo.

Ao contrário do que andei lendo por aí, analisar e comentar sobre o assunto, não é uma questão de discriminação, segregação ou o que quer que seja relacionado à esse tipo de comportamento. É uma simples questão de um simples requisito básico pra qualquer coisa no dia-a-dia de um indivíduo: Leitura! Se cada um tirasse o mínimo de tempo necessário pra ler o conteúdo básico ao seu redor, esses "equívocos" não ocorreriam. É olhar aonde se pisa, fundamento básico humano.

PS: Como não poderia deixar de ser, graças a uma nova parcela da Geração Orkut, os fãs do Mc Marcinho também mandaram muito bem no português:

2 comentários:

Anônimo disse...

ô dono deci brog, tu é folgado mano. só pq nóis é correria c fica zuano a geral, zuano q nóis iscreve errado... eu sabo onde tu mora tá ligado? to de olho em vc mano! Te pego na isquina e ti cubro de catiripapo tá ligado mano?

Andrade disse...

Nossa! Olha o comentário daquela Marcia!!!!!!

hahahahhaahaha

Cara eu venho reparando isso faz anos e anos, desde a época do IRC. De vez em quando aparece umas figuras no meu blog/flog que tenho que decifrar o comentário, porque não dá pra entender nada!!!!!