domingo, maio 27, 2007

Aula de Publicidade


Uma verdadeira aula completa de como se fazer publicidade. É isso o que a BMW vem dando nos últimos anos, e com isso, enche os olhos dos fãs da marca alemã, dos publicitários, e daqueles que simplesmente apreciam um bom anúncio ou uma boa campanha interativa.

A marca por sí só, é cheia de simbolismos e curiosidades, que fazem os proprietários e simpatizantes terem sempre uma paixão desesperada pelos carros em detrimento à outras fábricas. Basta uma visita aos comentários de qualquer vídeo que tenha o tema BMW no Youtube ou a algum fórum de automobilismo, pra se ver discussões mais que acaloradas.

Os detalhes que envolvem toda a história da montadora da Baviera, começam pela logomarca, que faz ao mesmo tempo uma alusão as cores da bandeira do estado alemão de mesmo nome, e também reproduz a imagem de uma hélice de avião em movimento (até o fim da Segunda Guerra Mundial, a fábrica produzia motores para aviões de guerra). Motores estes, que anos mais tarde já equipando os carros da marca, tiveram o seu som patenteado(!). Isso mesmo. A BMW detém a patente do encorpado ronco de seus motores, considerado incomparável por muitos. Falando em incomparável, a grade dianteira dos carros dita os padrões de design que fazem os automóveis da montadora alemã serem reconhecidos no mundo todo.

Com detalhes devidamente explicados, vale a pena conferir a publicidade da marca quem vêm acumulando prêmios com o passar dos anos. Vou começar pela campanha que talvez me deu o último empurrão pro lado da Publicidade como escolha de curso: BMW FILMS. Duvido muito que algum publicitário ao ver os filmes, não tenha tido aquela vontade monstruosa de ter participado de uma campanha como essa.

A campanha foi revolução na Internet, revolução na publicidade, sucesso de crítica e papa-tudo de prêmios em tudo quanto foi lugar. Resumindo: 8 filmes (curtas) com enredos diversificados. 8 conceituados diretores. Madonna atuando e seu marido Guy Ritchie dirigindo um deles. Por fim, um até então desconhecido Clive Owen (Closer - Perto Demais), sendo protagonista da campanha. E foi assim o princípio do entretenimento interativo no mercado em questão. Nenhuma marca até então tinha ido tão longe em inovar neste tipo de publicidade. Nem no segmento de carros nem em segmento algum, até onde eu me lembre. As produções são completamente impecáveis e os carros, dão "apenas" o toque final a cada um dos filmes.

Meu predileto, com Clive Owen fazendo papel de motorista e Madonna de passageria, chama-se Star. Como se fosse pouco, ainda tem Blur - "Song 2", como trilha sonora, e BMW M5 desbancando Madonna do posto de 'Star' do comercial. Confira:


Os anúncios impressos sempre chamam atenção pela irreverência, como estes dois, que dão aquele cutucão na concorrência sem nenhuma cerimônia:


BMW vs Jaguar


BMW vs Audi

Os vídeos publicitários convencionais, tinham sempre um teor mais humorístico quando a conta da BMW Norte-Americana era da agência Fallon, até o ano de 2005. Exemplo maior disso, é esse espetacular anúncio que teve veiculação banida na TV por ser um caso de publicidade enganosa, em que "faziam o carro parecer mais rápido do que ele realmente é".



De 2005 pra cá, a nova agência escolhida pela marca, a Texana GSD&M, adotou uma postura que apela mais pra sensação emocional que os carros criam nas pessoas. Dois anúncios que eu gosto bastante explicitam isso. O primeiro, apela para o conceito "It's only a car.." (É apenas um carro..) que mostra o diferencial conjunto da marca, provando ao fim do comercial que afinal, um BMW, não é "only a car.." Para assistir, clique aqui. Já o segundo, que incrivelmente conseguiu autorização do U2 para usar "One" como trilha do comercial (a banda em raros casos cede os direitos de suas músicas), apresenta a campanha do compacto BMW Série 1, com o mote; "porque ser qualquer número, quando vc pode ser o número UM". Comercial maravilhoso, clicando aqui.

Por fim, e com chave de ouro, a mais nova campanha interativa da BMW, veiculada em alguns cinemas ao redor do mundo. Para mostrar o poder do novo sistema de iluminação Bi-Xenon do BMW Série 7, o anúncio, que faturou Leão de Ouro em Cannes/2004, interagia com o público ao acender literalmente toda a sala de cinema quando o carro se aproximava da câmera. Sensacional pra dizer o mínimo. Veja o vídeo e no fim, note a reação do público que provavelmente seria a mesma que a sua, caso estivesse numa sala como esta:


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns filipe, alto nível. Comentários bem estruturados e informação atualizada. Vou divulgar para que as pessoas também descubram o blog. Sobre a BMW, é o sonho de consumo de toda dupla de criação. Um produto muito bom com uma mega verba publicitária.

Anônimo disse...

Muito bem feitas todas as colocações acerca da campanha publicitária e dos produtos BMW. Faltou apenas fazer uma humilde menção honrosa ao meu nome por ter lhe mostrado em primeira mão os filmes da campanha publicitária da marca supra citada ¬¬. Brincadeiras à parte, o blog tá show Felipe G. Reis!