quinta-feira, maio 17, 2007

Literatura - A Cauda Longa


Desde o segundo semestre de 2006, o livro estampado acima vêm sendo a temática base do projeto de conclusão de curso que meu grupo está preparando.

O autor, Chris Anderson, editor da revista Wired, faz uma abordagem muito direta sobre a transformação do mercado de massa para o mercado de nicho, que vêm se tornando cada vez mais relevante. Imagine o poder de escolha que cada indivíduo têm, adicionado a variações infinitas de produtos e serviços, sendo elevados em um alto grau pelo advento da Internet. Em poucas linhas, é disso que o livro trata. Mercado de Nichos.

O livro utiliza de Internet, blogs, comércio eletrônico, comportamento do consumidor, marketing entre outros temas para dar suporte ao estudo e as considerações em questão.

Mas, e de onde vêm o nome "A Cauda Longa"? Vêm daqui:

Clique na imagem para ampliar.

Basicamente, o gráfico explica o fenômeno que atualmente está muito mais perceptível, em que os anteriormente soberanos "Hits de Mercado", vêm se equiparando em termos de força e vendagem, pelos incontáveis produtos direcionados à nichos e segmentos de mercado específicos. A cabeça do gráfico concentra ítens vendidos em grande quantidade, enquanto a enorme cauda do gráfico, traz os milhões de produtos disponíveis em poucas quantidades, mas que mesmo assim, têm seu volume de vendas e que juntos, transformam este "pedaço peculiar" da economia, em uma força incrível.

A grosso modo seria: Enquanto poucos Cds ou Livros BestSellers (Cds do Arctic Monkeys e livros do Harry Potter), vendem sozinhos milhões e milhões de cópias, milhões de gêneros de cds e livros muito específicos juntos, (Cds de rock MUITO alternativo e livros para admiradores de assuntos completamente específicos) vendem exatamente a mesma quantidade, ou até mesmo mais, do que os chamados Hits.

Em termos de lojas e serviços, vale comparar iTunes versus as tradicionais lojas de CDs, Podcasts versus rádios tradicionais, YouTube versus TV, Amazon versus livrarias tradicionais, Netflix versus Blockbuster e por aí vamos ao infinito da Cauda Longa.

Leitura altamente recomendável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Perai... quer dizer q outros produtos vendem quase a mesma coisa que os hits? Como se fosse todos, HITS? Acho q vou ter q ler esse livro.. aheuaehuaehau....

Paulo Henrique Lafetá disse...

Edie acho que vc entendeu errado ou fui que que te entendi errado.

Na realidade varios deles somados se comparam a hits, juntos são tão economicamente viáveis.

Ai que entram os outros pontos do long tail, como inexistência de loja física, produção de acordo com demanda e coisas assim.