quarta-feira, maio 23, 2007

Tecnologia - Câmeras de alta velocidade

Por limitações inatas do corpo humano, certas imagens que passam diariamente diante dos nossos olhos não conseguem ser processadas pelo nosso cérebro como elas realmente acontecem. Nossos olhos captam qualquer movimento em 30 frames (quadros, imagens) por segundo. Qualquer situação que envolva uma velocidade maior do que isso, simplesmente não conseguimos distinguir.

Nesse momento, as câmeras de alta definição e alta velocidade de gravação dão conta do recado e nos mostram o que veríamos se nossos olhos conseguissem captar 2000 quadros por segundo, como elas conseguem:



Ao mesmo tempo, é essa limitação que nos permite, por exemplo, apreciar o cinema uma vez que os filmes são rodados em sua maioria na faixa de 24 FPS (Frames per Second). Segundo Ana Maria de Carvalho da Revista Visão On-line, "(...) o próprio cinema – a mais óptica das ilusões – só existe devido às nossas limitações oculares. A gente sabe que os frames, 24 por segundo, estão parados. Mas os nossos olhos são demasiado lentos, retêm a imagem durante uma fracção de segundo e o cérebro encarrega-se de juntar as imagens, dando-nos a sensação de continuidade."

Mais exemplos de vídeos feitos com Câmeras de alta velocidade nos links abaixo:

Balão de água estourado em uma praia: http://xpock.com.br/?p=898

Balão de água sobre uma mesa: http://www.youtube.com/watch?v=whItcscoXoY&mode=related&search=

Momento de explosão de uma caixa: http://www.youtube.com/watch?v=1eTlu4Uhxw0

Nenhum comentário: