segunda-feira, dezembro 24, 2007

Tecnologia Brasil - Internet Wi-fi popularizada

Imagine um cenário de um futuro breve, onde cidades inteiras poderiam estar completamente cobertas por Internet Wi-fi. Não só shopping centers, mas qualquer estabelecimento ou região estariam ligados à Internet todo o tempo.

Se perdeu tentando achar algum endereço? Acesse o Google Maps ou sistema GPS de seu próprio celular. Precisa ler aquele e-mail urgente que acabou de chegar? Sem o wi-fi você nem mesmo saberia que ele já está disponível para leitura. Com o wi-fi, dependendo da localização, você poderá lê-lo no celular enquanto aguarda o sinal abrir, sem o custo das taxas mensais de pacotes de dados oferecidos pelas operadoras.

Ao que tudo indica, esse cenário já está bem perto de se tornar realidade. Com ele, as possibilidades são infinitas. Tanto para utilização de notebooks, celulares, vídeo-games portáteis e outros dispositivos. É a tão falada convergência se tornando acessível.

Há exatamente um mês, notícias pipocaram a respeito de cidades que viabilizaram projetos de disponibilizar Internet Wi-fi. A princípio, a idéia intenciona interligar repartições e órgãos públicos como escolas municipais, postos de saúde e prédios administrativos, como por exemplo, na cidade de Xangri-Lá, município do Rio Grande do Sul e uma das primeiras cidades a aderir o projeto.

Na semana passada, outra cidade, desta vez mineira, terá rede Wi-fi em sua rede urbana. Será Barbacena, com seus 55 pontos de acesso no primeiro momento.

Felizmente, a capital mineira não ficou esquecida e tem projeto para estar completamente coberta por acesso de Internet banda larga já em 2008. O Ministério das Comunicações investiu R$ 3,5 milhões e a prefeitura de Belo Horizonte, cerca de R$ 800 mil. Caso o o projeto seja concluído, Belo Horizonte será a primeira metrópole brasileira completamente coberta pela internet sem fio.

Com isso, novas formas de publicidade, promoções e relacionamento com públicos são levantadas e podem ser utilizadas pelas empresas. Por parte de usuários e consumidores, as utilidades e funcionalidades permitidas por um acesso facilitado à Internet, estão cada vez mais próximas.

Vale ainda lembrar que fora do Brasil, a prática de cidades inteiras cobertas por Internet já é uma realidade e uma prática até mesmo comum. Vide exemplo de Mountain View, Califórnia, sede do Google e outras cidades européias.

Links:

- http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/27112007-5.shl
- http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122007/17122007-10.shl
- http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u348781.shtml

2 comentários:

Eduardo Pimentel disse...

e ae yoshi ! : )

soh uma grande pergunta ... você teria coragem de abrir seu laptop na Praça da Estação?
hehehe ... um grande sonho !! :D

Como prometido, comecei a postar sobre o chevas no meu blog. :)

Paulo Henrique Lafetá disse...

Dúvidooooo. Esse Hélio Costa adora por banca em uma porrada de coisa, mas é super difícil colocar 100% de acesso em uma cidade tão grande, certamente pra isso eles teriam de usar IMax, que ainda nem foi autorizado no Brasil. Sem contar que quem mora longe do centro é provável que nunca irá ter acesso a tal comodidade.