segunda-feira, agosto 14, 2006

A adoção das novas tecnologias pela terceira idade

Vi essa semana no blog do Caio César, o link pra um vídeo muito bacana que chamou a atenção. Aliás, não só a minha, mas praticamente da comunidade do youtube inteiro. O vídeo em uma semana está com quase 1 milhão de views. Se trata de um senhor, que usando o nickname geriatric1927, está postando vídeos e se tornando famoso e admirado entre muita gente de todas as idades. Tanto pela sua capacidade de enfrentar os obstáculos, que muitas vezes a tecnologia naturalmente impõe aqueles que não estão familiarizados à ela, quanto pelo teor de suas simples filmagens, onde ele expõe seus pontos de vista e discorre sobre seus "old times".

Realmente está dando o que falar, principalemente no próprio Youtube. Muita gente apoiando, elogiando, agradecendo e incentivando o ilustre senhor a continuar postando e compartilhando da sua experiência, enquanto outros, por motivos que eu me recuso a entender, chegam a insultá-lo.

A lição que fica ao se ver fenômenos desse tipo, é de que aqueles que não se preocuparem com esse tipo de público, em qualquer área que seja - sobretudo as ligadas à comunicação e tecnologia -, estão além de muitas coisas, cometendo um erro crasso. Dão um passo atrás e perdem oportunidades imensas de atingir, se relacionar, ter feedbacks positivos e até mesmo vender seus produtos aos "mais experientes".

Afinal, quem não gostaria de ver o próprio avô no Youtube falando dos "old times", xingando a Microsoft pelos paus de um windows qualquer ou comentando sobre a última campanha publicitária da TV?


geriatric1927 - First Try

2 comentários:

Priscila Cunha disse...

Por alguma razão, não consegui ver o vídeo por aqui...
Falando abertamente, falência é pouco pra quem desconsidera esse público, principalmente, no Brasil, onde a população progressivamente está mais idosa. Não cabe mais dizer que se foca esse público quando uma agência funerária é aberta. Aliás, alguns desses vovôs são mais ativos que eu! (E nem venha com piadinhas, Dave!)Acredito que o contato com as novas tecnologias seja saudável, passado o choque inicial. Vejo que algumas são verdadeiras terapias para uma classe etária que enfim, aposentada, deseja curtir a vida.
Mas pra ser franca, nada mais saudável que o bom e velho saudosismo, aquele que às vezes, nós nos pegamos fazendo quando revemos coisas da maravilhosa infância de 80! Tecnologia nenhuma derruba o valor sentimental da lembrança do Atari, Master System, etc...
O ideal é o equilíbrio entre esse saudosismo e a novidade tecnológica porque ninguém merece também aqueles vovôs totalmente rabugentos diante de inovações ou aqueles engolidos por elas...

Anônimo disse...

Esse vovô é o mestre.
Se ele fosse um pouquinho mais rabugento seria melhor ainda. Ele é muito bonzinho...