quinta-feira, maio 31, 2007

Tecnologia - Microsoft Surface

Sabe aquele post sobre o iPhone feito alguns meses atrás? Joga no lixo.

A Microsoft acaba de dar uma prévia de um futuro não muito distante, com esse novo "brinquedinho". Lembra de Minority report? Pois é. Se alguém teve um déjà vu do filme, ao ver os vídeos de apresentação do iPhone, vai ter vários logo abaixo. O que vai acontecer daqui pra frente eu definitivamente não sei e nem quero apostar. Nem imagino as possibilidades. Só sei que meu cérebro deu pane depois desse vídeo:





É claro e óbvio que essa é uma tentativa direta da empresa do Sr. Gates, de desviar um pouco as atenções do lançamento do iPhone que se aproxima. Mas, convenhamos que o aparato tecnológico do vídeo em questão, é no mínimo MUITO interessante.

Via: Carreira Solo

terça-feira, maio 29, 2007

Links - Cyanide and Happiness

As melhores tirinhas da face da terra.



domingo, maio 27, 2007

Aula de Publicidade


Uma verdadeira aula completa de como se fazer publicidade. É isso o que a BMW vem dando nos últimos anos, e com isso, enche os olhos dos fãs da marca alemã, dos publicitários, e daqueles que simplesmente apreciam um bom anúncio ou uma boa campanha interativa.

A marca por sí só, é cheia de simbolismos e curiosidades, que fazem os proprietários e simpatizantes terem sempre uma paixão desesperada pelos carros em detrimento à outras fábricas. Basta uma visita aos comentários de qualquer vídeo que tenha o tema BMW no Youtube ou a algum fórum de automobilismo, pra se ver discussões mais que acaloradas.

Os detalhes que envolvem toda a história da montadora da Baviera, começam pela logomarca, que faz ao mesmo tempo uma alusão as cores da bandeira do estado alemão de mesmo nome, e também reproduz a imagem de uma hélice de avião em movimento (até o fim da Segunda Guerra Mundial, a fábrica produzia motores para aviões de guerra). Motores estes, que anos mais tarde já equipando os carros da marca, tiveram o seu som patenteado(!). Isso mesmo. A BMW detém a patente do encorpado ronco de seus motores, considerado incomparável por muitos. Falando em incomparável, a grade dianteira dos carros dita os padrões de design que fazem os automóveis da montadora alemã serem reconhecidos no mundo todo.

Com detalhes devidamente explicados, vale a pena conferir a publicidade da marca quem vêm acumulando prêmios com o passar dos anos. Vou começar pela campanha que talvez me deu o último empurrão pro lado da Publicidade como escolha de curso: BMW FILMS. Duvido muito que algum publicitário ao ver os filmes, não tenha tido aquela vontade monstruosa de ter participado de uma campanha como essa.

A campanha foi revolução na Internet, revolução na publicidade, sucesso de crítica e papa-tudo de prêmios em tudo quanto foi lugar. Resumindo: 8 filmes (curtas) com enredos diversificados. 8 conceituados diretores. Madonna atuando e seu marido Guy Ritchie dirigindo um deles. Por fim, um até então desconhecido Clive Owen (Closer - Perto Demais), sendo protagonista da campanha. E foi assim o princípio do entretenimento interativo no mercado em questão. Nenhuma marca até então tinha ido tão longe em inovar neste tipo de publicidade. Nem no segmento de carros nem em segmento algum, até onde eu me lembre. As produções são completamente impecáveis e os carros, dão "apenas" o toque final a cada um dos filmes.

Meu predileto, com Clive Owen fazendo papel de motorista e Madonna de passageria, chama-se Star. Como se fosse pouco, ainda tem Blur - "Song 2", como trilha sonora, e BMW M5 desbancando Madonna do posto de 'Star' do comercial. Confira:


Os anúncios impressos sempre chamam atenção pela irreverência, como estes dois, que dão aquele cutucão na concorrência sem nenhuma cerimônia:


BMW vs Jaguar


BMW vs Audi

Os vídeos publicitários convencionais, tinham sempre um teor mais humorístico quando a conta da BMW Norte-Americana era da agência Fallon, até o ano de 2005. Exemplo maior disso, é esse espetacular anúncio que teve veiculação banida na TV por ser um caso de publicidade enganosa, em que "faziam o carro parecer mais rápido do que ele realmente é".



De 2005 pra cá, a nova agência escolhida pela marca, a Texana GSD&M, adotou uma postura que apela mais pra sensação emocional que os carros criam nas pessoas. Dois anúncios que eu gosto bastante explicitam isso. O primeiro, apela para o conceito "It's only a car.." (É apenas um carro..) que mostra o diferencial conjunto da marca, provando ao fim do comercial que afinal, um BMW, não é "only a car.." Para assistir, clique aqui. Já o segundo, que incrivelmente conseguiu autorização do U2 para usar "One" como trilha do comercial (a banda em raros casos cede os direitos de suas músicas), apresenta a campanha do compacto BMW Série 1, com o mote; "porque ser qualquer número, quando vc pode ser o número UM". Comercial maravilhoso, clicando aqui.

Por fim, e com chave de ouro, a mais nova campanha interativa da BMW, veiculada em alguns cinemas ao redor do mundo. Para mostrar o poder do novo sistema de iluminação Bi-Xenon do BMW Série 7, o anúncio, que faturou Leão de Ouro em Cannes/2004, interagia com o público ao acender literalmente toda a sala de cinema quando o carro se aproximava da câmera. Sensacional pra dizer o mínimo. Veja o vídeo e no fim, note a reação do público que provavelmente seria a mesma que a sua, caso estivesse numa sala como esta:


quarta-feira, maio 23, 2007

Tecnologia - Câmeras de alta velocidade

Por limitações inatas do corpo humano, certas imagens que passam diariamente diante dos nossos olhos não conseguem ser processadas pelo nosso cérebro como elas realmente acontecem. Nossos olhos captam qualquer movimento em 30 frames (quadros, imagens) por segundo. Qualquer situação que envolva uma velocidade maior do que isso, simplesmente não conseguimos distinguir.

Nesse momento, as câmeras de alta definição e alta velocidade de gravação dão conta do recado e nos mostram o que veríamos se nossos olhos conseguissem captar 2000 quadros por segundo, como elas conseguem:



Ao mesmo tempo, é essa limitação que nos permite, por exemplo, apreciar o cinema uma vez que os filmes são rodados em sua maioria na faixa de 24 FPS (Frames per Second). Segundo Ana Maria de Carvalho da Revista Visão On-line, "(...) o próprio cinema – a mais óptica das ilusões – só existe devido às nossas limitações oculares. A gente sabe que os frames, 24 por segundo, estão parados. Mas os nossos olhos são demasiado lentos, retêm a imagem durante uma fracção de segundo e o cérebro encarrega-se de juntar as imagens, dando-nos a sensação de continuidade."

Mais exemplos de vídeos feitos com Câmeras de alta velocidade nos links abaixo:

Balão de água estourado em uma praia: http://xpock.com.br/?p=898

Balão de água sobre uma mesa: http://www.youtube.com/watch?v=whItcscoXoY&mode=related&search=

Momento de explosão de uma caixa: http://www.youtube.com/watch?v=1eTlu4Uhxw0

Foo Fighters - Fato Curioso


No ano passado, um fato curioso me chamou a atenção. O ocorrido se deu em Abril, quando dois mineradores ficaram presos em uma mina na Tasmânia após um pequeno terremoto. O tempo de resgate? Duas semanas. Neste meio tempo, Todd Russell e Brant Webb sobreviveram graças aos mantimentos que à eles eram enviados por um pequeno cano. Como se a história de sobrevivência já não fosse suficiente, o curioso foi notar que além dos comes e bebes, um dos pedidos dos mineradores foi que enviassem a eles iPods com músicas do Foo Fighters para que eles pudessem, digamos assim, "passar o tempo".

Sabendo do ocorrido, Dave Grohl, vocalista da banda, mais que depressa fez um bilhete pros caras e pediu que fosse entregue através do cano de comunicação. Segue a íntegra:

"Brant e Todd,

Aqui é Dave, do Foo Fighters. Espero que vocês estejam agüentando bem e que a música esteja ajudando.
Apesar de estar do outro lado do mundo, meu coração está com vocês, e quero que vocês saibam que, quando voltarem para casa, há dois ingressos pra qualquer show do Foo Fighters, em qualquer lugar, e duas cervejas geladas esperando por vocês. Beleza? Estou ansioso pra dividi-las com vocês...
Voltem pra casa em segurança, e nos veremos em breve.

Dave Grohl

A matéria ainda fala que incrédulos com o recado que receberam, os mineradores perguntaram se aquilo não era nenhuma piada e quando receberam a confirmação que o recado era real, ficaram muito emocionados.

Que o cara é o queridinho do meio musical, o mais solicitado pra fazer participações especiais em gravações de cds e outras firulas mais, isso é fato. Agora, até mesmo eu, que admiro a música da banda e o músico em si, fiquei um tanto quanto surpreendido com a ação do cara, e mais ainda, em ver como que pequenas atitudes e poucas palavras podem fazer uma diferença enorme entre pessoas.

No caso dos FF, a simpatia deu conta do recado, mas forçando um paralelo com o mundo da publicidade que eu habito, o mundo dos negócios e também o das relações inter-pessoais, é fácil notar por esse exemplo, como que dispensar um pouco de tempo e atenção para com as pessoas no dia-a-dia pode fazer a diferença. Pequenos gestos fecham contratos, abrem oportunidades e novas portas.

Fonte da matéria: http://www.89fm.com.br/notas/?16034

quinta-feira, maio 17, 2007

Literatura - A Cauda Longa


Desde o segundo semestre de 2006, o livro estampado acima vêm sendo a temática base do projeto de conclusão de curso que meu grupo está preparando.

O autor, Chris Anderson, editor da revista Wired, faz uma abordagem muito direta sobre a transformação do mercado de massa para o mercado de nicho, que vêm se tornando cada vez mais relevante. Imagine o poder de escolha que cada indivíduo têm, adicionado a variações infinitas de produtos e serviços, sendo elevados em um alto grau pelo advento da Internet. Em poucas linhas, é disso que o livro trata. Mercado de Nichos.

O livro utiliza de Internet, blogs, comércio eletrônico, comportamento do consumidor, marketing entre outros temas para dar suporte ao estudo e as considerações em questão.

Mas, e de onde vêm o nome "A Cauda Longa"? Vêm daqui:

Clique na imagem para ampliar.

Basicamente, o gráfico explica o fenômeno que atualmente está muito mais perceptível, em que os anteriormente soberanos "Hits de Mercado", vêm se equiparando em termos de força e vendagem, pelos incontáveis produtos direcionados à nichos e segmentos de mercado específicos. A cabeça do gráfico concentra ítens vendidos em grande quantidade, enquanto a enorme cauda do gráfico, traz os milhões de produtos disponíveis em poucas quantidades, mas que mesmo assim, têm seu volume de vendas e que juntos, transformam este "pedaço peculiar" da economia, em uma força incrível.

A grosso modo seria: Enquanto poucos Cds ou Livros BestSellers (Cds do Arctic Monkeys e livros do Harry Potter), vendem sozinhos milhões e milhões de cópias, milhões de gêneros de cds e livros muito específicos juntos, (Cds de rock MUITO alternativo e livros para admiradores de assuntos completamente específicos) vendem exatamente a mesma quantidade, ou até mesmo mais, do que os chamados Hits.

Em termos de lojas e serviços, vale comparar iTunes versus as tradicionais lojas de CDs, Podcasts versus rádios tradicionais, YouTube versus TV, Amazon versus livrarias tradicionais, Netflix versus Blockbuster e por aí vamos ao infinito da Cauda Longa.

Leitura altamente recomendável.

sexta-feira, maio 11, 2007

Blogs - PhotoAndrade

Pra quem admira um belo design automotivo, um ronco de motor, ou simplesmente pára na rua quando vê aquele carro que pára o trânsito, vale a pena visitar o PhotoAndrade.

O autor, Guilherme Andrade, fotografa por hobby mas deixa pra trás muito profissional do ramo com a qualidade impecável de suas fotos. Apesar de fotografar outros temas, o forte são realmente as máquinas.

Acompanho as fotos do cara realmente há muito tempo, mas essa semana ele lançou uma série que deixou todo mundo que passou por lá de boca aberta. A sequência, tirada em uma concessionária BMW em São Paulo mostra o X5, novo utilitário esportivo da marca, em detalhes e qualidade absurdas. Se você, como eu, gosta muito de fotografia e principalmente de carros, visite.

A propósito, foi do Andrade a foto utilizada na peça publicitária que eu e o Rafael Lima apresentamos na correria da semana passada. Clique para ampliar:

Diretor de Criação: Filipe G. Reis
Diretor de Arte: Rafael Lima Damasceno

quarta-feira, maio 09, 2007

Cotidiano - Ambiente de trabalho

Não tenho absolutamente nada a reclamar do meu ambiente de trabalho, do clima diário da agência e das pessoas que lá se encontram. Diga-se de passagem, gente cabeça aberta, descontração e parceria estão lá, todos os dias pontualmente às 9 da manhã. (Ainda bem, já que o cérebro humano não foi feito pra funcionar antes desse horário)

Mas cá pra nós, ainda quero viver pra ver de perto um "escritório" que chegue aos pés desse aqui:



Que você NÃO trabalha num lugar assim eu aposto o meu salário. Mas, conta ae, como é o ambiente no dia-a-dia da sua empresa?

Via: Fábio Seixas