terça-feira, dezembro 12, 2006

Como nos tornamos adultos?

Essa é de arrepiar... Mensagem forte, conceito genial, execução perfeita e uma trilha mais maravilhosa ainda.

O que teremos se as crianças forem sempre uma projeção dos adultos?
Resposta:


"Crianças vêem. Crianças fazem."


sexta-feira, novembro 24, 2006

Mercado de trabalho - Tem vaga pra tanta gente?

Que tem vaga pra todo mundo, a gente já sabe que não tem. Se não tem, o que fazer pra se destacar em mercados de trabalho tão saturados, como aquele no qual eu me enquadro por exemplo, o "Glamouroso" mundo da Publicidade e Propaganda?

A Fuvest, que se não me engano é o maior concurso vestibular do país, registrou "míseros" 45,74 candidatos por vaga para Publicidade - o curso mais concorrido - neste ano de 2007. Logo atrás, vem a galera do jornalismo que também compõe o campo da comunicação social, com 44,75 candidatos por vaga.

Ok. É muita gente querendo, mas pouca gente vai entrar no mercado pelo número reduzido de vagas, certo? Errado. Dificilmente alguém faz vestibular em uma única universidade. Não passou na Fuvest, na UFMG? Vai dar um jeito de bancar uma particular e não perder o tempo que é precioso hoje em dia. O resultado? Mercado super saturado, fazendo cada aspirante a profissional brigar no tapa por míseras vagas de estágio e de emprego nas mais diversas empresas.

Nesse momento eu pergunto: Qual a solução pra se diferenciar (e conseqüentemente se dar bem) em um mercado que massacra tão facilmente?

Tentar ramos alternativos da profissão? Falar três ou mais línguas? Ter experiência no exterior? Abrir a própria empresa? Fazer mestrado, pós-graduação, MBA (ou seja lá mais o que existir por aí) e só então se considerar um profissional apto?

Opiniões, sugestões e receitas de bolo são bem-vindas.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Internet moderada - O desfecho


Graças a um nome familiar dos mineiros, a Internet Brasileira daqui a algum tempo poderá ser totalmente monitorada (sendo bem sucinto e raso) e controlada para servir e beneficiar sabe-se lá quem. O Senador Eduardo Azeredo, propôs o tal projeto que foi a pauta dos assuntos de todos os cantos da Internet a duas semanas atrás.

Basicamente, os usuários da internet serão obrigados a se identificar antes de iniciarem qualquer operação que envolva interatividade, como envio de e-mails, conversas em salas de bate-papo, criação de blogs, captura de dados (como baixar músicas, filmes, imagens), entre outros. A votação foi adiada mas tudo pode acontecer.

Como o assunto em si chega a ser engraçado pelo teor de restrição e moderação que o projeto intenciona, nada melhor do que acompanhá-lo com uma boa dose de piadas.

Não sei quem é o autor da maravilhosa história em quadrinhos, mas ela só não faz mais sentido porque é uma só. Confere aí, porque daqui um tempo pode ser assim que você vai estar postando nesse blog. Então, vai aprendendo: A nova Internet Brasileira

quarta-feira, novembro 01, 2006

Casais, cuidado com o Orkut.

...Outro recurso que costuma motivar brigas entre casais são os recados públicos (scraps) deixados por amigos em seu perfil. Basta um recado insinuador de uma amiga para uma namorada ciumenta exigir que o recado seja apagado e a amiga, bloqueada. Alguns são coagidos desde mudar a foto do perfil para uma foto com a namorada até cometer o suicídio virtual: apagar seu perfil e sair do Orkut.


Se você é casado(a) ou namorado(a) e tem uma conta no orkut, faça um favor pra si mesmo. Leia este artigo : O Design do Orkut incentiva ciúmes?
Agora, se você é solteiro, também leia nem que seja pra dar algumas risadas das situações que muitos comprometidos passam.

Viram? A culpa é toda da usabilidade do orkut! :D


PS: Quaisquer semelhanças destes fatos com acontecimentos da vida pessoal deste que vos escreve, é mera coincidência.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Publicidade - Música tem sempre seu lugar

Eu posso nunca na minha vida chegar a trabalhar com publicidade convencional e mesmo que eu esteja trabalhando como chefe de cozinha em um distrito qualquer no Oriente Médio, sempre vou admirar uma propaganda bem feita. Se tiver música no contexto então, assisto um vídeo 5 vezes no mínimo.

Assistam o novo comercial da BBC, e me dêem razão. Genial.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Blog - Americanas.com

Qual seria o objetivo de uma loja do porte da Americanas.com, fazer uma coisa tão tosca e tão sem propósito? Atingir quem posta em blogs, quem lê blogs, ou até mesmo o público "convencional" da loja, certamente não é.

Não me venham vender espaço publicitário como se fosse Blog corporativo, por favor. Ofertas eu recebo no e-mail.

terça-feira, agosto 29, 2006

O Youtube, a viralidade e o Tino Marcos despencando.

Vídeos no Youtube já viraram sinônimo da pura viralidade. Viu no Youtube algo inusitado, no segundo momento já se conta na mesa de bar, na sala de aula ou no trabalho. Nessa premissa, o Cafeína, blog da galera da agência Lowe, criou o YouTube Brasil Awards, que é um ranking dos 10 vídeos brazucas mais assistidos no site.

Como era de se esperar, os vídeos mais populares são os que tem algum tipo de desgraça alheia ou aquele apelo de humor, mesmo quando o Ministro da Cultura é o protagonista. Pessoalmente, o que acho mais legal nesses vídeos, é o fato te darem a oportunidade de ver(e rever umas 15 vezes) cenas ou tomadas que você jamais veria em TV ou em qualquer outro lugar, casualmente. Exemplo disso, o tombo cinematográfico que o Tino Marcos, repórter esportivo da Globo, tomou fazendo a cobertura da Copa da Alemanha.

Dá uma olhada e fala se não é maravilhoso:

sexta-feira, agosto 18, 2006

Publicidade - Viral Adidas

Vídeozinho viral lançado pela Adidas a algum tempo atrás, pra divulgar o tênis Adidas 1, no já famoso conceito "Impossible is Nothing". Muito bem feito e assim como o vídeo do Ronaldinho pela Nike, deixa aquela primeira sensação no ar: É fake? Obviamente, isso te faz ver o vídeo mais de uma vez.

Por ser viral, a assinatura da Adidas fica por conta dos detalhes, como os tênis usados pelos jogadores, as camisetas com a logo da marca, o próprio tênis Adidas 1 que aparece rapidamente uma vez, e o número 1 que fecha o filme.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Tecnologia - Internet sem fio gratuita

Coincidência pura: Li hoje mais cedo que o Google está disponibilizando gratuitamente internet wireless à todos os 72.000 habitantes de Mountain View, California(cidade que abriga a sede da empresa). Segundo a fonte, até mesmo os funcionários da rival Microsoft se beneficiarão da inciativa, uma vez que a empresa de Bill Gates tem instalações na cidade.

Horas mais tarde, fui ler no Último Segundo que uma governadora do Distrito Federal lançou um projeto que já está em fase de licitação e que promete os mesmos benefícios que o caso do Google em Mountain View, citado acima. Interessante, oportuno e uma amostra a mais das dimensões atuais da Internet.

Instalações do Google e da Microsoft em Mountain View, California.
(Clique para ampliar)

terça-feira, agosto 15, 2006

Screenshot do dia

Pra que integrar e simplificar se a gente pode segregar e complicar, correto?

Como se já não bastassem as dificuldades naturais de se arrumar um estágio, me deparo agora até com dificuldades de sistema em sites que fazem cadastro dos mesmos. Brincadeira, só pode.

Olhem a mensagem que me aparece, ao tentar fazer um simples cadastro pra vaga de estágio na PREFEITURA DE BELO HORIZONTE usando o Mozilla Firefox como navegador:


Se alguém conseguir explicar o porque de se fazer um formulário de cadastro, que só possa ser lido em um navegador específico, eu vou agradecer bastante.

segunda-feira, agosto 14, 2006

A adoção das novas tecnologias pela terceira idade

Vi essa semana no blog do Caio César, o link pra um vídeo muito bacana que chamou a atenção. Aliás, não só a minha, mas praticamente da comunidade do youtube inteiro. O vídeo em uma semana está com quase 1 milhão de views. Se trata de um senhor, que usando o nickname geriatric1927, está postando vídeos e se tornando famoso e admirado entre muita gente de todas as idades. Tanto pela sua capacidade de enfrentar os obstáculos, que muitas vezes a tecnologia naturalmente impõe aqueles que não estão familiarizados à ela, quanto pelo teor de suas simples filmagens, onde ele expõe seus pontos de vista e discorre sobre seus "old times".

Realmente está dando o que falar, principalemente no próprio Youtube. Muita gente apoiando, elogiando, agradecendo e incentivando o ilustre senhor a continuar postando e compartilhando da sua experiência, enquanto outros, por motivos que eu me recuso a entender, chegam a insultá-lo.

A lição que fica ao se ver fenômenos desse tipo, é de que aqueles que não se preocuparem com esse tipo de público, em qualquer área que seja - sobretudo as ligadas à comunicação e tecnologia -, estão além de muitas coisas, cometendo um erro crasso. Dão um passo atrás e perdem oportunidades imensas de atingir, se relacionar, ter feedbacks positivos e até mesmo vender seus produtos aos "mais experientes".

Afinal, quem não gostaria de ver o próprio avô no Youtube falando dos "old times", xingando a Microsoft pelos paus de um windows qualquer ou comentando sobre a última campanha publicitária da TV?


geriatric1927 - First Try

quinta-feira, agosto 10, 2006

Ciência - "Cientistas podem tornar Homem-Aranha realidade"

Saiu no Omelete hoje:

Cientistas britânicos estão trabalhando em um material hiperaderente que pode tornar real a fantasia de subir pelas paredes. Segundo o jornal The Guardian, a companhia BAE Systems vem estudando há meses o que chama de "velcro molecular". Nada de cola ou pressão - o produto reproduz a adesão natural que, por exemplo, lagartos possuem. Gecko, lagartixa em inglês, é o nome oficial do negócio.

Acabaram de inventar mais um jeito cabuloso de colocar gente fazendo publicidade e marketing de guerrilha no mundo.

terça-feira, agosto 08, 2006

Cotidiano - Café da manhã com bacon, ovos e... propaganda!

Você acorda, olha pela janela. Famoso olho entreaberto, remela e tal. Pra quem gosta de acordar com a programação de alguma estação de rádio, antes mesmo que seus ouvidos começassem a funcionar oficialmente, você já deve ter sido atingido por umas 4 propagandas no intervalo de 2 minutos.

Se você for como eu, aperta o clássico botão Snooze do rádio-relógio e volta pra cama. 10 minutos a mais não mata ninguém e não estraga a sua agenda. De dentes escovados e devidamente trajado, no percurso quarto-cozinha, você vai ser infectado por mais alguns outdoors, caso seja sua, a infelicidade de morar em um apartamento que dê de frente para uma Avenida Do Contorno, Antônio Carlos, Cristiano Machado ou alguma semelhante a estas.

Sentado à mesa, ainda com sono e ainda tentando ativar a coordenação motora ideal, você tem a belíssima idéia de gastar uns minutos a mais pra ter um café da manhã um pouco mais calórico, mas igualmente saboroso, ao meu ver. Ovos, bacon, pão francês e mais o que der vontade. Frigideira a postos, você abre a geladeira e pega dois ovos. Esfrega o olho denovo, porque o que você acha que está vendo, não é o que você queria estar vendo. Sim, seus simplórios - e até então suculentos - ovos estão devidamente demarcados com mensagens publicitárias que são gravadas na casca do ovo com tecnologia a laser. Não interessa se são propagandas de seriados de TV ou de uma marca qualquer como a Nestlé, que já andou adotando a prática. A única coisa notável é que causa espanto. Pra mim, medo.

Sou sim defensor de publicidade alternativa, marketing de guerrilha coisa e tal. Mas a questão que não sai da minha cabeça é; aonde que isso tudo vai parar?!

Daqui a pouco então vão querer arrumar um jeito de fazer publicidade enquanto eu estou dormindo, por algum tipo de onda ou nano-transmissão (ah, claro. Já estão pesquisando e discutindo sobre isso por ae).
O mundo acabando e eu estudando pra ser publicitário...

sexta-feira, agosto 04, 2006

Música - Bebês indo dormir ao som de Metallica, Coldplay e Smashing Pumpkins.

Por indicação do Edie, visitei um site que tinha uma matéria curiosa com o título: "Canções de ninar do Metallica." E dizia:

Quantas noites não dormidas, pais perdem ao tentar acalmar seus recém nascidos filhos? Com o lançamento em 29 de Agosto (nos EUA) de Lullaby Renditions of Metallica", uma solução está a caminho.

É isso mesmo. As músicas que ditam padrões de agressividade, em breve estarão embalando bebês para sonharem ao som de re-interpretações de suas fúrias. Clássicos como "Batery" e "Master of Puppets" com melotron, vibrafone, harpas, sinos e muito mais. As músicas foram rearranjadas e tocadas por Michael Armstrong.

Exatamente. Tiveram a idéia genial de rearranjar músicas de vários artistas, (em sua maioria bandas de rock) e transformá-las em canções de ninar. Pra quem assim como eu, sempre pensou em coisas do tipo; "quando eu tiver filhos, eles vão ter que ao menos conhecer as músicas de verdade da minha época", nada melhor do que iniciá-los à boa música desde o berço. A qualidade dos demos das músicas impressiona.

O site é o Baby Rock Records. Vale muito a pena ouvir os trechos de "Trouble" e "In my Place" do ColdPlay e "One" do Metallica.

Já vou encomendar os exemplares das versões de Pink Floyd, Queens of the Stone Age, Coldplay, The Cure e Smashing Pumpkins pra usar daqui uns 15 anos. O muleque vai crescer saudável.

quinta-feira, agosto 03, 2006

E a capacidade das pessoas só aumenta...

Conheço gente que idolatra a Carla Perez pelos seus dotes artístico-teatrais no tal filme dela, "Cinderela Bahiana".

A partir de hoje eu sou fã da Sheila Mello. Essa sim tem a manha. Nunca ninguém conseguiu ser tão tosco tentando ser "sério". Sem mais delongas, assista quem conseguir:

quinta-feira, julho 20, 2006

Publicidade que emociona - Sony Bravia

Publicidade efetiva, que vende, que ganha prêmio e que vira boca-a-boca, é sempre aquela que, de alguma forma, mexe com os sentidos do público. É aquela que assusta, que surpreende, que choca, que alegra, que traz a nostalgia, que lança luz sobre algo futuro, e sobretudo, que emociona.

Ouro em Cannes 2006, esse vídeo pra campanha da nova TV de LCD Sony Bravia, definitivamente emociona. Cores + Conceito + Música. Resultado fantástico!



Versão completa, aqui.
Making of, aqui.

terça-feira, julho 18, 2006

Mentos e Diet Coke

Alguém, por qualquer motivo que seja, já misturou Mentos e Diet Coke? Resultado bizarro no vídeo abaixo.



O legal de tudo isso, é que a própria Mentos aproveitou as tais brincadeiras e já lançou um concurso, que vai dar 1000 downloads no iTunes e suplemento anual de Mentos à quem conseguir o maior Gêiser. Bela sacada de marketing, aproveitando um fato viral envolvendo a marca.

quinta-feira, julho 13, 2006

Publicidade - Viral Twix


Pra quem não sabe, o marketing Viral, segundo a Wikipédia, "é o conjunto de táticas usadas para produzir um aumento exponencial no conhecimento de alguma marca, produto ou serviço usando redes sociais pré-existentes."

Em termos claros: É aquela campanha, propaganda, e-mail, vídeo, tática de guerrilha (por que não?) ou aquela informação sobre determinada marca, produto ou serviço, que tem alta probabilidade de se espalhar entre seus amigos, no seu círculo familiar ou entre colegas de trabalho. Você vê alguma coisa, acha tão legal que tem como primeira reação espalhar aquilo para o máximo número de pessoas. Sim, como um vírus.

O viral na internet hojé é comum. Você com certeza já se deparou com alguma ação deste tipo, mesmo sem saber do que se tratava. Um viral bem feito, surte resultados enormes. O vídeo "Caramelo", criado pela agência AlmapBBDO para o Chocolate Twix inicialmente só para Internet, fez tanto sucesso que pulou para a mídia televisiva, repetindo o sucesso. Pesquisa do DataFolha indica a propaganda como uma das mais lembradas entre os jovens.

Pra quem não viu, o vídeo abaixo é obrigatório. Quem já conhece, vale repetir a risada.




Sou supeito pra falar, sendo adepto fervoroso do non-sense. Mas acho que mesmo pra quem não gosta, a propaganda surte o efeito esperado de gravar a marca na mente. Idéia fantástica, resultados idem.

terça-feira, julho 11, 2006

Internet - Troca de bens na rede

Canadense troca clip de papel por casa usando a internet

Kyle MacDonald, 26 anos, é hoje o proprietário de uma casa na cidadezinha de Kipling, na província de Saskatchewan, que ele ainda não viu. A casa é uma prova do poder da internet e da determinação pessoal de MacDonald.

O rapaz sempre disse estar certo de que seria capaz de trocar o clip de papel vermelho por uma casa própria. Agora conseguiu.


Se isto não é mais uma prova clara do poder medonho que a Internet tem, nada mais é. Matéria na íntegra aqui, via último segundo.

domingo, julho 09, 2006

Futebol - Copa#2 (Zinedine Zidane Vs Marco Materazzi)


Pra mim, Itália campeã com todos os méritos. Mais time que a França, melhor conjunto, futebol com muito mais raça (visível no jogo contra a Alemanha) e talvez a melhor defesa da atualidade dentre todas as seleções.

No entanto, o fato do dia, que marcou a final do mundial, foi sem sombra de dúvidas a expulsão de Zinedine Zidane pela cabeçada dada no italiano Materazzi. Aparentemente, um fato estranho, uma vez que o francês em questão era tido (até hoje) como um típico jogador tranquilo, salvo raras excessões. Coincidentemente, assisti ante-ontem através de indicação do amigo Penera, um vídeo simplesmente absurdo, daqueles em que você começa a rir enquanto assiste, como reação da sua incredulidade.



O vídeo em questão, é uma compilação dos "melhores momentos" do zagueiro italiano agredido por Zidane na final de hoje. Quem assistir o vídeo abaixo, deve inevitávelmente chegar à mesma conclusão que eu: Zidane deu sorte de ainda estar vivo.

sábado, julho 08, 2006

Cultura Internet - Chuck Norris, The Legend.

Numa sala de estar comum, existem 1042 objetos com os quais Chuck Norris pode te matar. Inclusive a própria sala.

Que a Internet cria celebridades instantâneas e efêmeras, todo mundo sabe. Difícil achar quem nunca tenha visto o famoso vídeo do Jeremias muito louco, da ilustre Ruth Lemos Sanduíche-íche, ou que não tenha acompanhado ou lido algo a respeito do fenômeno Katilce no orkut. Ainda temos Lindomar, o sub-zero brasileiro que caiu direto da reportagem do Ratinho pra Internet, entre muitos outros.

No entanto, acho difícil alguém chegar aos pés de Chuck Norris e da repercussão dada a ele pela Internet.

Basicamente, pra quem não sabe, o ator Chuck Norris, exímio lutador de artes marciais e mestre supremo da atuação em EXCELENTES filmes do gênero policial, é o ícone máximo na mente de muitos. Chuck Norris é sempre perfeito em seus filmes. Não erra, é indestrutível. Só o olhar e a expressão facial do mesmo bastam para o desfecho de qualquer cena. Resumindo: Stallone, Schwarzenegger, Segal, Van Dame e Bruce Lee, JUNTOS, são apenas 1% de Chuck Norris.

Com estes aspectos em mente, é fácil entender o porque, a tempos atrás, Norris se tornou cult, principalmente graças a Internet e ao site "Chuck Norris facts". As tais verdades de Chuck Norris viraram febre. No Brasil, primeiramente foram divulgadas através de lista de e-mails, com o título de "Lista das 100 verdades sobre Chuck Norris". Orkut, sites, blogs e fóruns, são meios fáceis de se encontrar algo a respeito de Chuck Norris. O google cataloga 50.700 ocorrências só de pagínas nacionais. Hoje em dia, o site www.ChuckNorris.com.br já acumula uma lista com quase 600 frases.

Particularmente, eu acho aqueles tais pensamentos do dia muito chatos. Prefiro mil vezes Verdades sobre Chuck Norris:

Chuck Norris só passa as noites com a luz acesa. Não que Chuck Norris tenha medo do escuro, mas a recíproca não é verdadeira.

Os dinossauros olharam torto para Chuck Norris uma vez. Uma vez.

Chuck Norris jogou roleta russa com um revólver totalmente carregado. Ele ganhou.

Chuck Norris venceu o Campeonato Mundial de Poker com um dois de paus e uma carta "Saída Livre da Prisão" do Banco Imobiliário.

Chuck Norris pediu um Big Mac no Bob's e foi atendido.

Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes.

Chuck Norris pode falar Braile.

Quando Arnold Schwarzenegger disse "l'll be back", foi para pedir ajuda a Chuck Norris.

Papel vence pedra, pedra vence tesoura e tesoura vence papel. Chuck Norris vence os três. Ao mesmo tempo.


sexta-feira, julho 07, 2006

TV - My Name is Earl


Atualmente estou experimentando o que os fãs de Friends e outros (poucos) bons seriados de comédia sempre tiveram semanalmente: Gargalhadas regulares diante da TV (ou do pc, no meu caso). Enquanto aguardo as promessas de soluções dos mistérios de Lost, que volta a ser exibido em Outubro, decidí conferir "My Name is Earl". Seriado de comédia que desde Setembro passado, vem sendo líder de audiência no horário americano.

A história é simples: Earl Hickey (Jason Lee, ex-skatista profissional e ótimo ator), americano médio, bronco, caipirão e azarado. Sujeito peculiar, vagabundo, ladrão barato e o típico espertão. Se o assunto é transgredir ou fazer o politicamente incorreto, ele já fez de tudo um pouco. Desde roubar o carro de uma mulher perneta até dormir com a namorada do melhor amigo. Certo dia ganha na loteria, mas é atropelado no momento seguinte ao que se torna milionário, perdendo assim o bilhete. Sim, é o que poderíamos chamar de "um sujeito fechado".

Na cama do hospital, ao assistir um programa de TV, ouve da boca de Carson Daly, apresentador de TV americano que, o sucesso de cada pessoa depende das coisas boas que ela faz. "Quem faz o bem, colhe o bem; quem faz o mal, atrai coisas ruins”. Estas foram as palavras que mudaram a vida de Earl. Então, decide pagar pelos erros de seu passado, fazendo uma lista de coisas a corrigir.

Assim que toma essa decisão, ele reencontra o bilhete premiado e dedica sua vida a cumprir sua lista, ítem a ítem. Para tal tarefa, ele tem a ajuda de seu irmão semi-retardado Randy (extraordinário ator) e de Catalina, empregada-imigrante-mexicana-gostosona que trabalha no Motel em que Earl e seu irmão passam a morar após tirarem a sorte grande na loteria.

Ainda contando com as ótimas participações de Eddie Steeples(Darnell/Crab Man) e Jaime Presly(Joy), a história e os episódios usam de situações mais que bizarras e inusitadas. O humor é inteligente e as vezes até mesmo negro, mas não ofensivo. A narrativa, feita pelo próprio Earl, que conta com flashbacks da vida e das coisas ruins que ele fez anteriormente são um show a parte.

Com episódios curtos de 20 minutos, a série é excepcional para aqueles que como eu, amam toda e qualquer manifestação do "Non-Sense". Garantia de boas risadas.

Abaixo, vídeo da abertura do seriado.



É exibido aos domingos, às 21:00h no canal FX. Mas, pra quem não aguenta acompanhar séries no ritmo brasileiro, ou não tem TV a cabo, é só procurar os episódios que já foram exibidos nos EUA em qualquer site de torrents.

segunda-feira, julho 03, 2006

Futebol - Copa

Não compensa comentar nada sobre o fiasco do Brasil, certo? Ok, exceto que algumas fotos valem a pena ser mostradas:















Zinedine Zidane, carrasco brasileiro pela segunda vez, com todos os méritos.

Música - Pandora

Quem gosta de escutar boa música enquanto está com o pc ligado e tem disponível uma boa conexão com a Internet, pode conferir sem medo o site de um projeto bem bacana, o Pandora.

A premissa do projeto é a frase: "Can you help me discover more music that I'll like?". Resumindo, ele faz o papel de te indicar, assim como um amigo e com boa margem de acerto, músicas e artistas que você provavelmente gostará. Você faz o cadastro (gratuito) e escreve o nome de uma banda ou de uma música que lhe agrade. Ele executa a procura e começa a tocar. Se for algo que te agrade, vc informa ao "programa" e ele toca a música até o fim. Se não, você diz que não gostou e ele lhe dá outra sugestão, fazendo uma busca no banco de dados e levando em conta fatores como sonoridade semelhante, acordes, ritmo entre outros aspectos relacionados ao seu gosto musical. Com o tempo de uso, o sistema fica melhor e "acostuma-se com o seu gosto", fazendo indicações mais precisas.

O bacana é que você pode ter algumas boas surpresas, ouvindo músicas de artistas que você desconhecia, mas que se enquadram perfeitamente ao seu gosto pessoal. Vale a pena o acesso.





quinta-feira, junho 29, 2006

Necessidade de Expressão VS Dificuldade de Expressão

Se expressar é sim uma tarefa árdua. No dia-a-dia, no meio acadêmico, na vida profisional ou em qualquer circustância, saber o que dizer, escolher a maneira correta de abranger assuntos, falar ou escrever sobre eles e acima de tudo ser entendido, é complicado.

Atentei pra isso quando li um artigo que vi no [CC] e que tinha o interessante título: Falar como um idiota. Basicamente, trata da tendência atual do meio empresarial, em que se falam muitas palavras, se utilizam de muitos termos bizarro, mas pouco se diz e menos ainda se é entendido.

Saindo do meio empresarial, não é preciso ir muito longe na questão da dificuldade de expressão e de entendimento. Quem nunca teve por exemplo que reler um texto qualquer pra entender ao menos sua essência, já que o autor deve se achar o máximo sendo o mais incompreensível possível? Ou ainda, quem nunca teve que ler letra-a-letra em algum lugar da Internet, frases de adolescentes que hoje em dia também se acham o máximo, por "excrever axim e axim, falando de seus xentimentos e de seus miguxos fófis e felizes"? Pior ainda é quando você, movido pela curiosidade, decide aprender a respeito de algum assunto novo. Acha publicações ou artigos a respeito e na ânsia pra entender alguma coisa, se depara só com termos técnicos e absurdamente incompreensíveis, dos autores que também acham a frase "não queremos ser claros, não queremos ser entendidos" uma coisa legal.

Cada um tem lá seus momentos de "falar difícil". Quer seja apresentando um trabalho acadêmico e tentando falar formalmente pra ganhar alguns míseros pontos, quer seja falando de forma exageradamente polida em uma entrevista de estágio/emprego ou ainda pra ser aceito em determinado círculo social.

Alguns também tém aqueles momentos de ser incompreendidos, mas apenas pela preguiça de escrever corretamente. Meu caso por exemplo, que quando converso via MSN, caio na tentação de sair escrevendo sem pontuação, abreviando excessivamente e fazendo tudo aquilo que vá de encontro aos princípios da fala correta que o professor Pasquale tanto prega por onde passa. Ao menos estou longe de alguns casos que conheço, em que nos diálogos de 40 palavras, 30 eram emoticons, (as famosas "carinhas" feitas com pontuações, que deviam ser usadas com bom senso pra expressar algum tipo de emoção) 5 estavam escritas erroneamente e as outras 5 eram emoticons que já "vem de fábrica" com algum errinho ou abreviatura.

A comunicação transparente nunca foi tão importante para a sobrevivência das empresas. E, paradoxalmente, nunca tantos usaram tantas palavras para dizer tão pouco.

Não só para as empresas, mas em qualquer situação ou lugar, falar bonito e se expressar bem na escrita, é acima de tudo uma coisa muito simples: É se fazer compreendido.




sexta-feira, junho 23, 2006

First post

...e a algum tempo descobri o universo dos blogs, a tal blogosfera.

E é (mais ou menos) assim que começa a história desse espaço:

Tendo contato com muitos bons blogs, com tanta gente bacana escrevendo sobre tanta coisa, me deparei esses dias com algo que surgiu sem um por que na mente mas que começou a fazer o processo ingrato de me intrigar: "Necessidade de Expressão".

Mais que intrigado, fiquei incomodado com a tal "linda" expressão. Não foi difícil nem demorado, matei a charada: Ela é simplesmente o reflexo do que eu estou precisando no momento, que é a necessidade pessoal de expressar melhor. Escrever, discutir, expor idéias sobre qualquer tipo de coisa - dos hobbies, passando pelos projetos profissionais, até o cotidiano simples (e confuso) de um universitário buscando seu espaço.

E eu, que em outros tempos gostei tanto de escrever, que tinha tanto prazer com isso, simplesmente perdi o hábito de esboçar idéias, com ou sem compromisso. Deve ser por isso que a tal frase, que de tão incomôda acabou por dar nome à este blog, veio como um estralo no hemisfério esquerdo do cérebro, ou seja lá qual parte for responsável pelas acusações da consciência. Lendo blogs por aí nesta semana, me dei conta do vacilo que eu estava caindo, de não ter um espaço, que me tome um tempo específico para simplesmente escrever. A vontade pintou, a consciência acusou e a necessidade me empurrou. Pronto, criei o Blog.

E é exatamente aí que o Necessidade de Expressão entra. O meu conceito de Blog é isso; a necessidade de expressão de cada um, traduzida em posts. A Blogosfera são essas necessidades todas juntas. Partindo deste conceito superficial, vou tentar exercitar a minha capacidade de expressão assim como tanta gente que eu conheço exercita tanto e cada vez melhor. Aliás, é um dos objetivos deste espaço publicar textos ou trechos de pensamentos destas pessoas, que de certa forma me motivaram a escrever também. Quem sabe assim, com todos esses motivos que eu mesmo fiz questão de enfatizar para o tal lado do cerébro, eu comece a sanar a tal da necessidade.

Regras sobre os temas não existem. Músicas, filmes, livros, seriados, internet, publicidade, futebol, artigos, links, outros blogs. Tudo. O objetivo único é exercitar a escrita e o próprio senso crítico (quando possível e necessário) junto àqueles que, de alguma forma, achem isso válido.


[Ah, por que o primeiro post leva título em inglês? Unicamente para me lembrar de outra vontade/necessidade que eu tenho no momento: Voltar a estudar e me expressar em inglês. Triste.]